Pular para o conteúdo
BRASIL

PSOL Niterói: “Justiça para Hiago”

Pelo fim da política racista de extermínio.

Diretório Municipal do PSOL de Niterói
Avó de Hiago chora ao saber que o neto foi morto
Raoni Alves/g1 Rio

No início da tarde de hoje, mais um jovem negro foi covardemente assassinado em Niterói. Seu nome era Hiago, tinha 21 anos e vendia balas em frente ao terminal das Barcas no Centro de Niterói para sustentar sua família. Em 2019, ele foi uma das centenas de pessoas despejadas do Prédio da Caixa; desde então, como tantas outras pessoas, foi abandonado pelo poder público.

O crime foi em plena luz do dia, no início da tarde hoje, em frente à bilheteria das Barcas em Niterói com um tiro à queima roupa disparado no peito de Hiago por um Policial Militar de folga e à paisana.

O PSOL Niterói vem público se solidarizar com a família e os amigos, e denunciar o extermínio que essa política de segurança pública promove em nosso estado e em nossa cidade sobre a população negra e trabalhadora.

A vida de pessoas negras e periféricas não pode ser banalizada dessa forma. Situações absurdas como esta, o assassinato de Moïse, de Durval e tantas outras vítimas não são fatalidades isoladas, mas parte do racismo presente em nossa sociedade e, de forma ainda mais trágica, nas polícias.

O PSOL e seus mandatos estão se mobilizando para acompanhar seus familiares e os desdobramentos para que justiça seja feita. Continuaremos denunciando e na luta para que a política de morte, seja substituída por uma política de direitos.

Diretório Municipal do PSOL de Niterói.

P.S.: Haverá também nesta terça-feira (15/02) às 16h um ato por Justiça para Hiago.

jovem negro Hiago Macedo de Oliveira Bastos