Pular para o conteúdo

Pré-vestibular popular no Rio de Janeiro recebe inscrições para educadores(as) até o dia 12

Coletivo de formação do pré-vestibular da Nova Divineia

Um novo curso popular pré-vestibular está sendo criado no Rio de Janeiro e terá suas atividades iniciadas em meados de abril, na comunidade da Nova Divinéia, no bairro do Grajaú, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é ajudar moradores da comunidade, que existe desde 1971 e integra o complexo de comunidades do Andaraí e Grajaú, a terem acesso e conseguirem ingressar nas universidades públicas.

O projeto está sendo montado e neste momento, está sendo feita a seleção de professores(as) do curso. Qualquer pessoa que tenha interesse em dar aula no cursinho pré-vestibular em sua área de formação, pode se inscrever preenchendo o formulário na internet, até o dia 12 de fevereiro.

O projeto é uma construção coletiva, impulsionado também por militantes da Resistência/PSOL, que compreendem o projeto também como parte da militância socialista. Nesse sentido, o objetivo da aprovação dos alun@s no ensino superior, enegrecendo as universidades públicas, deve caminhar junto com a construção de uma educação crítica e transformadora e com o debate sobre os caminhos para a superação do capitalismo e suas estruturas de exploração e opressão que vivemos.

Por isso, a preocupação com a melhor qualidade de ensino e com o conteúdo para as aulas a serem construídas, caminha lado a lado ao compromisso com a formação política e crítica de todos e todas envolvidos neste projeto. O novo cursinho nasce para acolher quem deseja ingressar na universidade pública e fortalecer a autoorganização da periferia também para lutar contra a desigualdade, a fome e a pobreza, que aumentaram em meio à covid no governo Bolsonaro. Venha fazer parte dessa construção!

Dúvidas ou questões podem ser enviadas pelo e-mail: [email protected]