Pular para o conteúdo
Colunas

Vereador bolsonarista cria fake news para me constranger no parlamento

Politiza

Jovem e mãe, Iza Lourença é feminista negra marxista e trabalhadora do metrô de Belo Horizonte. Eleita vereadora em 2020 pelo PSOL, com 7.771 votos. Também coordena o projeto Consciência Barreiro – um cursinho popular na região onde mora – e é ativista do movimento anticapitalista Afronte e da Resistência Feminista.

No último sábado, em 13 capitais, foram realizados atos por justiça ao caso do assassinato de Moïse Kabagambe. Neles, denunciamos a relação da violência com o racismo e a xenofobia cada vez mais escancarados em nossa sociedade.

O vereador bolsonarista Nikolas Ferreira (PRTB) tem atacado as manifestações. Pelas redes sociais e dentro da Câmara Municipal, ele tem se utilizado da minha presença no ato para me intimidar e mobilizar pelo processo de cassação do nosso mandato com uma acusação falsa de quebra de decoro parlamentar.

Após a manifestação, curti e comentei algumas imagens compartilhadas do ato nas redes. Entre elas, uma postagem com 10 fotos, sendo que a quinta era uma imagem do vereador Nikolas pegando fogo. Não estava presente neste momento da manifestação, não queimei foto alguma, não publiquei esta imagem e nem mesmo notei, quando comentei, que a imagem do vereador estava entre as fotos da publicação.

Com base nisso, o vereador utilizou o espaço do parlamento para fazer uma denúncia infundada, buscando confundir os membros da Câmara Municipal e a população em ano eleitoral. Temos convicção de que o pedido será arquivado, já que não tem qualquer validade jurídica ou lastro na realidade.

Mesmo assim, é um grave ataque à democracia e à luta antirracista. Essa não é a primeira vez que informações são manipuladas para atacar vereadores na CMBH. Na verdade, este vem sendo o método bolsonarista em todo país, que estamos presenciando intensamente desde pelo menos as eleições de 2018. Eu sigo fazendo luta social dentro do parlamento, com respeito ao regimento e à ética das relações, ao contrário do vereador citado.

Nosso mandato estará sempre a serviço da luta contra a violência racista. Essa ação tem o objetivo de desviar a atenção – uma cortina de fumaça – de mais um caso bárbaro de racismo e tentar deslegitimar a indignação popular frente à execução de Moïse.

Não é de hoje que o vereador usa preconceito racial e de classe contra mim, tendo por diversas vezes se referido a mim como “analfabeta”, em nítida tentativa de intimidar minha atuação parlamentar, aproveitando qualquer oportunidade de manipular os fatos e desviar a atenção do que realmente importa: a luta contra o racismo e a desigualdade no país.

Não serei intimidada! #justiçapormoise

 

Assine a moção em defesa de Iza Lourença