Pular para o conteúdo
BRASIL

Todo o apoio à greve dos trabalhadores eletricitários!

Paulo Braga, de Altamira, PA

Os trabalhadores Eletricitários das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), uma empresa do Grupo Eletrobrás, entraram em greve por tempo indeterminado no dia 24/01/2022 em 11 Estados. Trabalhadores de outras empresas subsidiárias da Eletrobras também estão em mobilização, como os eletricitários da CHESF e de FURNAS.

A pauta de reivindicações está centrada na redução dos descontos abusivos do plano de saúde, em melhores condições de trabalho envolvendo o aumento do valor das diárias das viagens a serviço, mudança na metodologia das escalas de trabalho e testagem para Covid e Gripe dos funcionários. Também é uma bandeira central da greve a luta contra a privatização do Sistema Eletrobrás. Mesmo com uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) suspendendo a privatização, o governo Bolsonaro simplesmente está ignorando a decisão do Tribunal e está dando andamento ao processo de venda da empresa, um brutal crime de lesa-pátria.

A Federação Nacional dos Urbanitários precisa fortalecer a greve pela base e ampliar a mobilização, divulgação e articulação do movimento paredista em âmbito nacional. Nossa greve precisa do apoio da população que paga tarifas caríssimas de energia, mesmo o Brasil sendo uma potência na geração de energia. E com a privatização, a tendência é as tarifas subirem mais ainda enquanto cai a qualidade do serviço.

A greve dos eletricitários é uma luta justa e legítima e que diz respeito à vida cotidiana e aos interesses do povo brasileiro.

Basta de desmonte e privatização do patrimônio público e do setor elétrico!

Redução das tarifas de energia!

Pelo atendimento da pauta de reivindicações dos eletricitários!

Viva a greve do eletricitários!

Marcado como:
Altamira / greve / pará