Desde o início deste ano, fortes chuvas têm castigado o estado de Minas Gerais, deixando 341 municípios em situação de emergência. Ao todo, já são 3.992 desabrigados e 24.610 desalojados por conta das chuvas intensas. Nesta sexta, o total de mortes alcançou a marca de 25 óbitos, e sem contar as 10 vidas perdidas na tragédia do deslizamento de um bloco de rocha em Capitólio – a Defesa Civil atualizará o boletim apenas quando as investigações forem concluídas.
Desde o início das chuvas, diversas campanhas e ações de solidariedade foram criadas, assim como ocorreu no Sul da Bahia, levando socorros, alimentos, água e produtos de higiene para as populações atingidas, ao mesmo tempo em que cobram das autoridades as medidas necessárias e a mudança no modelo de exploração baseado na mineração e na destruição do meio ambiente. O EOL divulga aqui três campanhas, entre várias que estão sendo realizadas, e as formas de doação.
No estado foi fornada uma articulação popular SoS. Minas, que unifica iniciativas de diversas entidades e movimentos, incluindo movimentos estudantis, sindicatos, partidos, organizações culturais, religiosas e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
1 – Nova Lima (MG) e cidades vizinhas
A região foi uma das mais atingidas pelas chuvas, com o alagamento de várias partes e o rompimento no dique de contenção de uma barragem de rejeitos de minério da Usina de Pau Branco, da empresa francesa Vallourec, em Nova Lima. Militantes do PSOL Nova Lima e simpatizantes lançaram uma ação de solidariedade que tem mantido uma cozinha solidária em um dos locais mais atingidos. Em média, 150 refeições são produzidas diariamente, entregues nos bairros da cidade e em distritos como Honório Bicalho, junto de água, suco e mantimentos. A campanha está se expandindo para cidades vizinhas, como Raposos, e necessita de ajuda para chegar até o município de Rio Acima.
As doações podem ser enviadas por PIX, para o CPF 01481701614, em nome de Roberta Gonçalves Zanon, presidenta do PSOL de Nova Lima. A prestação de contas da campanha será feita pelo instagram dela @robertagzanon e de @cacau.pereira.
Ver essa foto no Instagram
2 – Ouro Preto. Mariana e cidades vizinhas
Outra ação solidária para a população atingida pelas chuvas está sendo feita na região de Ouro Preto, Mariana, João Monlevade e Itabirito. Nesta quinta-feira, imagens de um deslizamento de parte de um morro em uma praça de Ouro Preto, destruindo casarões históricos, circulou nas redes sociais, em um exemplo da destruição da região.
A campanha está sendo organizada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Preto), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFOP (Assufop), a Associação dos Docentes da UFOP – Seção Sindical (Adufop), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Fundação Gorceix e prefeituras da região. Podem ser doados alimentos não perecíveis, água mineral, material de limpeza, colchões, capas de chuva, roupas, fraldas descartáveis e absorventes feminino, entre outros insumos, e os produtos estão sendo recebidos nos seguintes locais:
Ouro Preto
Centro de Convenções da UFOP (perto da Praça da Estação) – das 8h às 18h
IFMG – Campus Ouro Preto – portaria principal – Rua Pandiá Calógeras, 898 – das 8h às 18h
Mariana
Casa de Cultura (ao lado da Igreja da Sé) – das 8h às 18h
João Monlevade
Campus Universitário (ICEA) – Rua 36, 115, Loanda – das 8h às 17h (procurar Jonathan)
Itabirito
Igreja da Boa Viagem (Praça Dom Silvério)
3 – Campanha UFMG Pela Vida, do DCE UFMG
O DCE da Universidade Federal de Minas Gerais está realizando ações de solidariedade, recolhendo doações pela campanha UFMG PELA VIDA, e em parceria com UEE, MAB e outros movimentos. Toda a arrecadação será destinada a campanha @sos.minasgerais, e transformada em donativos e suporte às famílias atingidas.
Para contribuir, faça sua doação em PIX, ou para a conta do PicPay:
PicPay: ufmgpelavida
Pix: [email protected]
Renato Defelippe de Azevedo
LEIA MAIS
SOS Sul da Bahia: conheça nove campanhas de solidariedade e faça sua doação
Comentários