Pular para o conteúdo
BRASIL

Nota de solidariedade da Resistência/PSOL aos mandatos dos vereadores Prof. Josemar (PSOL) e Romario Regis (PCdoB)

Resistência/PSOL Niterói
Os dois são homens negros. Romário é alto, com barba curta e cabelos grandes. Josemar é mais baixo, tem cabelos curtos e sem barba. Os dois usam camisas pretas. Ao fundo, uma parte da rua está alagada.

Romario Regis e Professor Josemar

No dia 14/12, a Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou, em caráter de urgência, um projeto de lei que ataca o Plano de Cargos e Salários dos seus profissionais da educação, retirando benefícios tais como o pagamento do triênio, o adicional de qualificação, dentre outros. Os professores da rede municipal foram pegos de surpresa, uma vez que o projeto de lei havia sido enviado pela prefeitura (capitaneada pelo bolsonarista Capitão Nelson, do PL) para o legislativo apenas no dia anterior, não havendo tempo hábil sequer para sua leitura e apreciação pelos vereadores e seus mandatos. O assunto sequer foi discutido em uma audiência pública ou com o sindicato. Trata-se de uma clara manobra autoritária para aprovar esse duro ataque aos servidores gonçalenses a toque de caixa, que deve ser repudiada por todos.

Durante esta sessão na Câmara, os vereadores Professor Josemar (PSOL) e Romario Regis (PCdoB) se colocaram à disposição para garantir a participação dos profissionais da educação no plenário, os quais seriam diretamente afetados pela aprovação deste projeto de lei. A resposta foi a repressão: a Guarda Municipal e agentes da Ronda Ostensiva Municipal foram acionados para conter as manifestações.

Em resposta à justa e combativa postura desses dois mandatos frente a este ataque, garantindo a participação dos profissionais da educação no plenário, uma representação da mesa diretora foi enviada para a Comissão de Ética contra eles no dia seguinte (15/12), por uma suposta quebra de decoro parlamentar. Uma ação de intimidação contra os parlamentares que se colocaram ao lado das trabalhadoras e trabalhadores da educação.

Nos colocamos frontalmente contra esta manobra autoritária e prestamos toda nossa solidariedade aos vereadores Professor Josemar e Romario Regis! Não calarão a voz da oposição de esquerda e dos trabalhadores da educação!

 

LEIA MAIS

Vereadores de oposição são perseguidos em São Gonçalo, após apoiarem protesto da educação