Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Campanha exige reintegração de Ferreirinha, liderança demitida pelos Correios

Nesta terça-feira, 21, a partir das 10h, haverá um ato público pela reintegração

da redação*

Antonio Francisco Ferreira, conhecido por todos como o “Ferreirinha”, é uma liderança dos trabalhadores dos Correios da região do ABC Paulista, onde participou de muitas histórias na luta de nossa classe. Nos Correios há 25 anos, desde 1996, Ferreirinha esteve na linha de frente de diversas greves e é reconhecido por trabalhadores de várias unidades e pelos mais diferentes setores políticos, tendo sido diretor do sindicato da categoria e atualmente delegado sindical do CD Planalto, no ABC.

No dia 10 de dezembro, Ferreirinha foi oficialmente demitido da ECT (Empresa de Correios e Telegráfos), após 25 anos de serviços prestados, e próximo de sua aposentadoria. A direção da empresa aproveitou-se de um episódio, uma desavença entre ele e outro trabalhador, para iniciar um processo administrativo que culminou na demissão do dirigente. “É um verdadeiro absurdo. Não há dúvidas de que trata-se de uma demissão política”, afirmou Jacó Almeida, suplente da executiva da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect) e, como Ferreirinha, militante da Resistência/PSOL. Segundo Almeida, a demissão seria parte da ofensiva contra os trabalhadores, como forma de enfraquecer a luta contra a privatização da empresa, que Bolsonaro e Guedes tentam impor, até agora sem sucesso.

Além da atuação nas lutas sindicais, Ferreirinha é também um lutador com experiência no movimento de moradia da região (tendo participado de mutirões), com atuação ainda na luta antirracista e no movimento cultural da região do Grande ABC Paulista, sendo organizador do Sarau do Serro Azul, na periferia de São Bernardo do Campo. Mais do que nunca, devemos lutar pela imediata reintegração do companheiro aos Correios e fortalecer o ato e a campanha em sua defesa, nesta terça-feira, 21, às 10h, no CTP.

*Com informações de Elber Almeida.