Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Executiva Nacional do PSOL repudia ataques e ameaças de morte à Bancada Negra de Porto Alegre (RS)

PSOL

Bancada negra no ato nesta sexta-feira, 10, na Esquina Democrática

A Executiva Nacional do PSOL, reunida nesta sexta-feira (10), aprovou uma moção de repúdio às ameaças e ataques racistas sofridos pela Bancada Negra da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS).

Os parlamentares Matheus Gomes (PSOL), Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT) e Daiana Santos (PCdoB) receberam ameaças em seus e-mails institucionais.

O autor da ameaça usa expressões racistas, homofóbicas e lesbofóbicas contra os parlamentares, cita armas e descreve a forma pela qual cumpriria a ameaça. O autor também diz morar no Rio de Janeiro e que viajaria para Porto Alegre com uma “passagem só de ida”.

Os membros da Bancada Negra registraram na manhã da última terça-feira (7) um boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos da Polícia Civil de Porto Alegre.

“A Bancada Negra não está só. Ativistas do Brasil inteiro estão com os olhos voltados para Porto Alegre e reafirmamos: não irão nos calar!”, diz trecho da moção aprovada.

 

Leia o texto aprovado na íntegra:
Moção de Repúdio às ameaças sofridas pela Bancada Negra da Câmara de Vereadoras(es), de Porto Alegre

Repudiamos as ameaças e os ataques racistas sofridos pela Bancada Negra da Câmara de Vereadoras(es), de Porto Alegre, no dia  6 de dezembro.

Matheus Gomes (PSOL), Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT) e Daiana Santos (PCdoB) receberam ameaças através de mensagens enviadas por e-mail, para os contatos institucionais das(os) parlamentares.

No texto o autor da ameaça usa expressões racistas, homofóbicas e lesbofóbicas contra as(os) parlamentares, ameaçando-os de morte.

Os membros da Bancada Negra registraram, na manhã da última terça-feira (7), um boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos da Polícia Civil de Porto Alegre.

A justiça deve agir, mas a solidariedade é agora nossa maior força. A Bancada Negra não está só. Ativistas do Brasil inteiro estão com os olhos voltados para Porto Alegre e reafirmamos: não irão nos calar!

Executiva Nacional do PSOL
10 de dezembro de 2021

 

SAIBA MAIS

Bancada Negra da Câmara de Porto Alegre recebe ameaças de morte