Pular para o conteúdo
BRASIL

Maria Felisberta Baptista Trindade, presente!

Luciana Pucu Wollmann*, de Niterói, RJ

Foi no Ensino Médio que eu conheci Felisberta. Era final dos anos 1990 e eu militava no movimento estudantil niteroiense. Naquela época, a conquista pelo passe livre e a agenda de privatizações capitaneadas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, mobilizava a estudantada. E o meu encontro com Felisberta se deu justamente através das companheiras e companheiros de militância, que falavam entusiasmados da educadora e militante histórica do Partido Comunista do Brasil (PCB), Maria Felisberta Baptista Trindade.

O fato é que nome de Felisberta me despertava uma sonoridade familiar. Conversando dali, perguntando daqui, soube que Felisberta era conhecida da minha família – a Pucu – família tupi-comunista-agregacionista que sempre gostou de se aproximar dos seus. Felisberta frequentava a casa dos meus tios, Maria Célia e Luis – ambos ligados ao PCB – para palestrar para uma audiência mista composta por estudantes, professores, militantes e também mães e donas de casa como a minha vó, Maria Alidéia, uma comunista praticante e frequentadora assídua dessas reuniões.

Em uma dessas conversas, a minha mãe, Judite Pucu, falou-me sobre o seu interesse em escrever a sua monografia do curso de História sobre mulheres comunistas. Tentando equilibrar a labuta de professora da rede estadual em três turnos, o curso de graduação na UFF e as infinitas atribuições domésticas e familiares, minha mãe começou a realizar entrevistas com as tais mulheres e uma delas, foi justamente a da Felisberta.

Em uma espécie de estágio compulsório e meio à contragosto, comecei a transcrever aquelas entrevistas realizadas por minha mãe. Histórias de casamento e maternidade, militância e clandestinidade. Histórias de mulheres que não apenas desafiaram os padrões, quebraram-nos e deram uma outra feitura a eles. E foi aí que eu tive o meu segundo encontro com Felisberta. Àquela altura, eu já tinha a ouvido falar algumas vezes em palestras e algumas atividades políticas da militância. Mas, conhecer os pormenores da sua trajetória através do relato dado à minha mãe, foi realmente potente e transformador.

Maria Felisberta veio ao mundo em 2 de setembro de 1930, um mês antes da chamada “Revolução de 1930”, na cidade do Rio de Janeiro. Aos dois anos de idade, atravessou a Baía de Guanabara junto à família para residir em Niterói, onde acabou fincando raízes. Ainda pré-adolescente, Felisberta tomou parte dos protestos pela entrada no Brasil na guerra contra os nazifascistas, movimento que contou com o apoio dos comunistas que começavam a delinear a linha política da “União Nacional” para derrotar o nazifascismo1.

Naquele momento, Felisberta era estudante do Colégio Pedro II e atuante no grêmio estudantil da escola. Pertencia também à célula comunista Genny Gleiser que funcionava naquela unidade, por mais que ainda não integrasse oficialmente aos quadros do PCB. Após ser flagrada pelo tio em uma campanha para arrecadação de fundos para o jornal comunista Tribuna Popular, o pai de Felisberta transferiu-a para o Colégio Liceu Nilo Peçanha, em Niterói.

Logo que chegou ao Liceu, Felisberta começou a tomar parte das atividades do grêmio estudantil. Através de Carlos Danielli2, iniciou o cumprimento das tarefas do partido dentro da escola, atuando na célula estudantil e na Associação Fluminense de Estudantes. Naquele momento, o debate em torno da nacionalização das reservas de petróleo mobilizava a sociedade civil e o PCB – que desde maio de 1947 havia retornado à clandestinidade3 – esteve na dianteira dessas discussões junto a outros setores progressistas e identificados com a tônica nacionalista.

Além das conferências, reuniões e comícios em defesa do monopólio estatal do petróleo, Felisberta participou da criação da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (AMES), no ano de 1947. Enquanto militante estudantil e comunista, passou também a realizar protestos contra o aumento das passagens dos bondes ao lado de lideranças ligadas ao diretório acadêmico da Faculdade de Direito, tais como Manuel Martins, Afonso Celso Nogueira Monteiro e Manuel Jardim. Este último, além de companheiro de militância, viria a ser o seu companheiro de vida. Aos dezoito anos de idade, Felisberta casou-se com Jardim e logo deu à luz a sua primeira filha: Zélia Leocádia. O nome da primogênita foi uma homenagem à Zélia Magalhães – morta dias antes em um protesto no Rio de Janeiro contra a Lei de Segurança Nacional imposta pelo governo Dutra e à Leocádia Prestes, mãe de Luís Carlos Prestes. Junto à Jardim, Felisberta teve mais três filhos: João, Márcia e Valéria.

Depois de casada, Felisberta recebeu uma tarefa do partido: ingressar na AFF (Associação Feminina Fluminense), entidade criada em meados dos anos 1940 para lutar por pautas que mobilizavam as mulheres naquele período. Contrariada em ter que deixar o movimento estudantil para atuar junto a um grupo de mães e donas de casa, Felisberta passou a militar naquela organização, cumprindo as determinações partidárias. Com o tempo, porém, o entrosamento junto àquele coletivo feminino, fez com que aquele espaço também se tornasse significativo para aquela militante que agora também era esposa e mãe.

Junto à AFF, Felisberta esteve à frente de campanhas capitaneadas pelo PCB, tais como: a “Campanha pela Paz”, que mobilizou a militância contra o envio de tropas para a Coreia em fins da década de 1940. Em uma clara demonstração que de havia necessidade de organizar aquela tarefa do partido com outras demandas, a AFF organizou 1ª Convenção Feminina Pró-Paz e Contra a Carestia do estado do Rio, em 1949. Segundo a própria Felisberta: “havia uma grande contradição porque ao mesmo tempo em que eu era uma revolucionária profissional, eu também era de uma associação que tinha um objetivo mais amplo que era a Associação Feminina Fluminense” (TRINDADE, 2001).

Pautando questões que permeavam demandas comunitárias, tais como a luta pelo esgoto, asfaltamento e água encanada, passando por reinvindicações comumente feitas – ainda hoje – por mulheres, como o direito à creche no local de trabalho e/ou moradia, o amparo à gestante e a lactante trabalhadora e tomando a dianteira das campanhas contra a carestia e a alta do custo de vida, a AFF representou espécie de “desvio consentido” às orientações do Manifesto de Agosto de 1950, que pregava a derrubada imediata do governo burguês pela revolução proletária e condenava qualquer tipo de aliança com a burguesia.

Essa atuação de Felisberta junto às mulheres nas fábricas e nos bairros proletários, costurou sua candidatura à deputação estadual no ano de 1954. O partido mantinha uma linha política mais dura, mas já colhia os dividendos eleitorais da sua atuação política feita junto às fábricas, bairros, sindicatos e associações. Nas eleições estaduais daquele ano, o partido conseguiu eleger como deputado estadual o operário Irineu José de Souza e o advogado Geraldo Reis – ambos abrigados na sigla do Partido Socialista Brasileiro (PSB) – e reelegeu o advogado Afonso Celso Nogueira Monteiro para a Câmara Municipal de Niterói pela mesma sigla nas eleições de outubro de 1954. Felisberta não foi eleita, mas já se projetava como um “quadro” potencial dentro do partido pela luta dos direitos das mulheres.

  Fonte: APERJ. DPS. Panfletos. 1944-1960.

No ano seguinte, Felisberta integrou a delegação de mulheres brasileiras no Congresso Mundial de Mães pela Defesa da Infância, na cidade de Lausanne, na Suíça. Após o congresso, ela recebeu um convite da delegação soviética para visitar a URSS, o que fez ilegalmente, visto que o Brasil havia cortado relações diplomáticas com as repúblicas socialistas naquele contexto de Guerra Fria.

Reprodução de notícia do jornal do PCB, com o titulo. Comitê Pró-Candidatura de Maria Felisberta Jardim. Expressiva homenagem das moradoras de Higienópolis à candidata popular. A reportagem é feita em Nova Iguaçu

Imprensa Popular, 22/5/1954, p. 2. BN. Hemeroteca Digital Brasileira.

Em paralelo à militância, Felisberta era mãe, esposa e professora. Em 1958, ela retomou o curso de Pedagogia e encontrou na Educação mais um espaço para engajar-se em sua luta incansável. Trabalhou no Instituto Clélia Nanci, onde aplicou a experiência de autogoverno de Anton Makarenko4 com as normalistas daquela instituição; no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), onde procurou formas de oferecer uma educação profissional de qualidade para jovens da classe trabalhadora; na Faculdade Notre Dame, no Rio de Janeiro, onde teceu amizades por toda a vida. Sem dúvida, por onde passava, Felis – uma abreviação do seu nome e também uma alcunha que resumia bem a sua natureza de espírito – transformava.

Em 1965, já com a ditadura instalada, Felisberta não pode assumir o concurso público que fizera, por ter se recusado a assinar o “atestado de ideologia” imposto pelos militares. Àquela altura, Felis via-se sozinha para sustentar a sua família e cuidar dos seus filhos, pois Manoel Jardim encontrava-se na clandestinidade desde que eclodira o golpe. Acionando a sua rede de apoio, Felisberta pode contar com a ajuda de parentes e mais tarde com Maria de Lourdes – sua “assistente” – e companheira de muitas horas. De qualquer maneira, fico imaginando o que Felis sentiu quando precisou ficar três meses confinada em um apartamento com a Valéria, à época recém-nascida, amamentando-a a todo tempo para ela não chorar e despertar a curiosidade dos vizinhos, que não podiam saber que ela estava ali.

No nº 86, consta o nome de Felisberta na listagem das pessoas convocadas a depor em 3/11/1965. Projeto Brasil Nunca Mais 201 a 300. Disponível aqui. Acesso em 20/11/2020.

A ditadura, e todas as cicatrizes profundas que ela deixou em muita gente militante e aguerrida, não poupou Felisberta e Manoel. Do afastamento em 1964 até a separação longamente gestada nos anos 1980, os encontros quando ocorriam, eram inevitavelmente permeados pelo medo, ainda que não ofuscassem a alegria do reencontro, sobretudo de um pai com os seus filhos, convivência aliás, sempre fortemente estimulada por Felisberta.

Em 1985, Felisberta ingressou como docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Lá, foi eleita por voto direto a exercer o cargo de diretora entre os anos de 1992 e 1995. Na academia, fez ainda especialização em Orientação Educacional e se tornou mestre em Educação. Procurando dar a sua valiosa contribuição para a educação no município de Niterói, Felisberta ocupou o cargo de Secretária de Educação e Cultura, em 2002 e de Secretária Municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação entre os anos de 2003 e 2004. Foi membro do Conselho Municipal de Educação entre os anos de 2005 e 2008, retornando em 2013, onde permaneceu como conselheira até a sua partida.

Em 13 de novembro, aos 91 anos, Felisberta nos deixou. Despediu-se desse mundo desajustado que tanto lutou para transformar. Lembro-me bem da última vez que nos encontramos. Eu estava grávida e realizamos uma longa entrevista sobre a sua trajetória, mas tivemos que interrompê-la no momento em que ela começava a falar sobre o impacto do suicídio de Vargas. Afinal, foram muitos os capítulos de sua longa história de lutas. Na ocasião, conversamos muito sobre feminismo e o quanto a maternidade também é um espaço de lutas (muitas vezes invisibilizada). Eu jamais esquecerei as suas falas, trago-as comigo, já fazem parte de mim.

Eu nunca tive a chance de finalizar a entrevista. Mas, me lembro que na ocasião, tive a chance de presenteá-la com essa foto, reproduzida no prontuário de Lincoln Cordeiro Oest5, que se encontra no APERJ. Felisberta está no cantinho esquerdo, identificada pelo nº 1. Segundo a polícia política, Felisberta era uma “dirigente comunista feminina”. É, Felis… a nossa luta é antiga e incomoda. Muito obrigada por conduzi-la tão bem. O que somos hoje, é o resultado direto da sua luta, companheira. Vá, na certeza que a sua semente germinou6.

Foto de um palanque de um comício, montado com madeiras. Duas mulheres, à esquerda do palanque. Felisberta, a primeira, olha para a pessoa que discursa. ela usa um casaco cinza com uma fita preta pendurada. . Um homem de terno discursa. O palanque é iluminado por uma lâmpada pendurada e decorado por uma faixa, abaixo do orador, onde se lê detalhes de uma frase e a palavra entreguistas.

Foto de 28 de agosto de 1954. Na imagem, também se encontram: nº 2: Nelson Correa de Oliveira (médico, dirigente do PCB em Petrópolis); nº 3: Lincoln Cordeiro Oest (líder do partido, candidato a deputado federal); nº 4: Braulio Rodrigues (líder camponês e comunista); nº 5: João Sarmet (ferroviário e liderança comunista). A mulher ao lado da Felisberta é Azaléa Mendes de Souza (secretária do PCB).
Fonte: APERJ. Divisão de Ordem Política e Social (DOPS). Prontuário de Lincoln Cordeiro Oest. PRONT. RJ.

 

* Luciana Pucu Wollmann é doutora em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professora do chão de escola pública.

Referências

AMARAL, Luciana Pucu Wollmann. Niterói operário: trabalhadores, política e lutas sociais na antiga capital fluminense (1942-1964). Rio de Janeiro: CPDOC/ FGV, 2016.

LUEDEMANN, Cecília da Silveira. Anton Makarenko: vida e obra – a Pedagogia na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2002.

TRINDADE, Maria Felisberta. Entrevista concedida à Judite Rodrigues Pucu. Niterói, 28/5/2001 e 26/7/2001. Arquivo pessoal da pesquisadora.

Niterói decreta luto de três dias pela morte da professora Maria Felisberta. O Fluminense. 14/11/2021. Acesso em: 28/11/2021.

Felisberta, uma mulher de luta. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y-1RYNHKj_s&t=130s. Acesso em: 20/11/2021.

Acervos

APERJ. Divisão de Ordem Política e Social (DOPS).
BIBLIOTECA NACIONAL. Hemeroteca Digital Brasileira
BRASIL NUNCA MAIS (BMN).

Notas

1  Ainda que dilacerado pela repressão que encarcerou grande parte das suas lideranças entre os anos de 1935 e 1942, o PCB tentava se reorganizar subterraneamente. Entre as principais correntes que tentavam impor a sua hegemonia dentro do partido, destacamos: os “liquidacionistas”, que defendiam a dissolução do PCB e o engajamento ao lado do governo; o segundo grupo, formado principalmente por intelectuais paulistas que visavam a aliança com setores liberais para a derrubada de Vargas e do Estado Novo; e a Comissão Nacional de Organização Provisória (CNOP), grupo majoritário que pregava a reorganização do partido e a “União Nacional” junto ao governo para derrotar o nazifascismo.

2  Carlos Danielli foi militante do PCB desde a adolescência. Ele era filho de Paschoal Elídio Danielli, operário e militante do partido que chegou a ser eleito deputado estadual em 1947. Em 1961, Carlos Danielli, é afastado do partido por manter atividades que foram classificadas como antipartidárias e divisionistas. No ano seguinte, ele e mais um grupo de ex-dirigentes do PCB, entre eles João Amazonas, Diógenes Arruda, Pedro Pomar e Lincoln Ooest, fundam o PC do B. Em 1972, Carlos Danielli foi morto sob tortura nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo.

3 Por força do Decreto nº 23.046 de 7 de maio de 1947, o registro do Partido Comunista foi cassado e o governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1950).

4 Anton Makarenko (1888-1939) foi um educador russo que desenvolveu a experiência do autogoverno entre os jovens de uma colônia correcional de Gorki. Para saber mais sobre a vida de obra de Makarenko, ver: LUEDEMANN, Cecília da Silveira. Anton Makarenko: vida e obra – a Pedagogia na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2002.

5  Apontado como principal articulador do PCB no estado do Rio, Lincoln Cordeiro Oest dedicou sua vida a defender as causas do partido. Mesmo sendo um dos principais quadros do PCB, chegando a compor o seu Comitê Central, Oest acabou sendo afastado da direção do Comitê Regional do partido junto com Mauricio Grabois e Carlos Danielli, em fins dos anos 1950, por atitudes que foram consideradas contrárias à “linha pacífica” adotada pelo partido em 1958. Naquele momento, estava em vigor a “Declaração de Março de 1958”, que buscava superar os postulados revolucionários estabelecidos pelo IV Congresso de 1954, indicando que a luta deveria ser direcionada em prol das reformas estruturais, das liberdades democráticas, do desenvolvimento nacional e da elevação de vida do povo. Assim como ocorreu com Carlos Danielli, Oest foi morto após sucessivas sessões de tortura nas dependências do DOI-CODI no ano de 1972.

6  Agradeço às contribuições de Valéria Trindade Jardim que gentilmente me forneceu informações essenciais para a elaboração desse texto.