Pular para o conteúdo
MUNDO

Steve Bannon, aliado de Trump, se entrega à justiça americana

Steve Bannon, um ex-conselheiro do ex-presidente Donald Trump, se entregou à Justiça america nesta manhã, 15, depois de ser indiciado por acusações de desacato criminal por se recusar a cooperar com o comitê da Câmara que investigava o atentado promovido por apoiadores do ex-presidente em janeiro.

da redação

Na última sexta, 12, a Comissão do Congresso americano que investiga o atentado ao Capitólio promovido por apoiadores de Donald Trump intimou depoimento Steve Bannon, ex-assessor de Trump. Segundo informações da CNN americana, Bannon, de 67 anos, foi indiciado por se recusar a comparecer em depoimento e em apresentar documentos para o comitê da Câmara que investigava o atentado ao Capitólio ocorrido no último 06 de janeiro.

Em outubro, o ‘comitê de 06 de janeiro’ da Câmara intimou documentos e depoimentos de Bannon, mas seu advogado, Robert Costello, disse que ele não cooperaria com a investigação porque Trump havia sido instruído a não fazê-lo.
Costello também apontou para as alegações de Trump de que os documentos solicitados eram protegidos sob privilégio executivo e disse ao comitê que “os privilégios executivos pertencem ao presidente Trump” e sua invocação de privilégio executivo deve ser “honrada”.

O gabinete do advogado da Casa Branca disse a Costello que não apoiaria as recusas de Bannon de testemunhar. A Casa Branca de Biden se recusou a reivindicar privilégio executivo em relação a documentos e testemunhas relacionados ao motim no Capitólio dos Estados Unidos.