Pular para o conteúdo
BRASIL

Manobra jurídica da prefeitura do Recife adia greve dos servidores

Texto de Diogo Diniz*, do Recife, PE

Na noite da última quinta-feira, 21, começou a circular em grupos do WhatsApp a notícia de que a greve dos servidores do Recife fora declarada ilegal. A decisão liminar concedida em favor da Prefeitura do Recife foi recebida com espanto e surpresa pelos servidores, visto que, no dia seguinte, estava marcada uma mesa de negociação entre representantes da Prefeitura e os sindicatos do serviço público municipal, que inclusive já haviam convocado suas bases em assembleia e vigília para acompanhar a mesa.

A gestão municipal alegou que o SINDSEPRE não teria encaminhado à Prefeitura a ata da assembleia que aprovou a greve, o que não comprovaria a sua aprovação. Além disso, a entidade sindical não teria detalhado como ocorreria a prestação de serviços essenciais durante o período de interrupção das atividades. Assim, o desembargador Itamar Pereira da Silva Júnior, do TJ-PE, declarou a greve ilegal e fixou multa diária de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para o caso de descumprimento da decisão.

Diante desse cenário, Osmar Ricardo, presidente do sindicato dos servidores do Recife, orientou pela suspensão da greve e propôs que uma nova assembleia fosse convocada para a próxima quarta-feira, 27, dessa vez, no pátio da Prefeitura, na qual deverá ser reiniciado todo o processo para sanar os “erros” cometidos.

A luta continua! Mesmo diante da notícia vazada sobre a decisão da ilegalidade da greve na véspera da assembleia que a deflagraria, sendo nítido o interesse em desmobilizar o movimento, os servidores e servidoras não se intimidaram e mostraram forte presença em frente ao Centro de Formação de Educadores Paulo Freire. Com nova proposta indecente de João Campos (PSB-PE), agora de 1,2% de aumento, mas apenas para 2022, e a recusa em cumprir os acordos celebrados por Geraldo Júlio, seu antecessor e correligionário, fica claro que a greve é a única solução.

Os gastos milionários com publicidade, verdadeira marca das gestões do PSB, são às custas do nosso trabalho, que é o que garante o funcionamento dos mais variados serviços à população, especialmente aos mais carentes, pois atuamos desde as creches e escolas à limpeza urbana, dos postos de saúde da família à segurança pública, da assistência social ao controle de trânsito. Em plena semana do servidor público é preciso bradar: João Campos, nos respeite!

*Servidor do Recife e militante da Resistência/PSOL