Pular para o conteúdo
BRASIL

“Malfeitor sim, genocida não”: Qual dos “dois” (do mesmo) Bolsonaro a burguesia segue sustentando?

Elídio Marques*, do Rio de Janeiro, RJ

Como entender que o partido das grandes empresas de comunicação tenha coordenadamente pela manhã desta terça, 19, colocado uma linha de defesa de Bolsonaro, e agora pela noite o Jornal Nacional tenha feito um apanhado dos resultados da CPI (o que é, por si, demolidor para o governo)?
Não temos as informações sobre as movimentações articuladas, mas o que suspeito é :

Pode estar calculando que precisa dos votos de Bolsonaro, que não são poucos, para que o seu futuro candidato tenha chances. Vai então tentar fazer a operação de substituí-lo sem inviabilizar essa adesão de sua base eleitoral.

1- Como porta-voz de uma parte da elite econômica, esses grupos mantém a aposta que vem fazendo e que não é novidade: conter Bolsonaro, espremer ao máximo o que podem arrancar desse governo e congresso – e está demonstrado que podem – em diferentes formas de saques ao fundo público e retirada de direitos.

2- Como ator político, esse “partido” da mídia corporativa não se decidiu a derrubar Bolsonaro, não compôs com o favorito nas pesquisas e não encontrou seu menino dos milagres, o terceira via. Pode estar calculando que precisa dos votos de Bolsonaro, que não são poucos, para que o seu futuro candidato tenha chances. Vai então tentar fazer a operação de substituí-lo sem inviabilizar essa adesão de sua base eleitoral. Duvido que descartem alguma forma de composição com o próprio. Não podem descartar até que de fato não precisem dele pra nada.
Eu só não acredito – ou não posso acreditar para dormir – que venham a compor com ele como cabeça de uma chapa, mesmo contra Lula. Creio que é um risco de desmoralização que não correriam.

3- Esta posição – bater, mas não esmagar – é a que se expressa pela leitura conjunta dos editoriais da manhã com o jornal da noite “malfeitos fez, genocidio não”. Genocídio e crimes contra a humanidade são imprescritíveis e de jurisdição universal. Se fosse considerado responsável por eles, Bolsonaro não poderia ser colocado a salvo em nenhum lugar do mundo, em tempo algum, ou seja, seria muito difícil uma eventual composição com o ainda “dono” desta fatia de votos de que precisam pra vencer.

4- Há um ingrediente internacional aí (alguns acharão mais ou menos determinante): a posição dos EUA hoje parece ser semelhante a desta mídia. O secretário de estado está na América do Sul, não vai conceder a Bolsonaro a glória da bênção, mas o fará a aliados conservadores no Equador (em estado de sítio) e na Colômbia (de um Duque muito deslegitimado). A administração Biden não pode se associar a Bolsonaro, mas não deu nenhum sinal de querer que ele caia.

Ao campo popular, como sempre, cabe organizar inteligentemente a luta nesta etapa que se abre com o relatório de CPI mais devastador da história. Sem luta, será só uma peça pros historiadores e pra eventuais avaliações internacionais. Já é importante, mas precisamos de mais que isso agora.

*Professor de Relações internacionais da UFRJ

Marcado como:
Fora Bolsonaro