Pular para o conteúdo
BRASIL

#Oprojetofica: em defesa do Projeto Meninas e Meninos de Rua

A administração Orlando Morando quer despejar projeto que luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente desde 1989

Elber Almeida*, de São Bernardo do Campo, SP
Projetemos

O Projeto Meninas e Meninos de Rua atua desde o final da década de 80 na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Sediado em São Bernardo do Campo, seu espaço também foi solo de diversos movimentos populares e culturais ao longo desta história: movimento negro, de mulheres, movimento Hip Hop.

Sua sede está localizada numa região central da cidade, que é alvo de grandes empreendimentos e especulação imobiliária. São Bernardo do Campo é cenário de uma série de despejos e tentativas de despejos realizadas em diversas regiões da cidade pela prefeitura, tendo como vítimas principais famílias pobres, e isto não parou nem mesmo com a pandemia. 

Um abaixo-assinado com mais de 75 mil apoiadores já foi realizado, além um ato em frente ao projeto com a participação de pessoas que foram beneficiadas por este e de aliados. Agora, no dia 15/10, ocorre ato político e cultural no centro da cidade, com a presença dos movimentos de apoiadores. 

Uma rede de solidariedade se forma em torno do Projeto Meninos e Meninas de Rua, refletindo o papel histórico que este cumpriu e cumpre. Em pleno mês das crianças, a palavra de ordem precisou ser: o projeto fica!

*Militante da Resistência/PSOL