Boulos inaugura cozinha solidária do MTST em Curitiba
Esta é a 21ª cozinha solidária inaugurada pelo movimento no país.
Publicado em: 5 de outubro de 2021
Neste domingo (02/10) o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, esteve em Curitiba para a inauguração de mais uma cozinha solidária do movimento, localizada na ocupação Jardim Veneza, no Bairro Tatuquara. É a primeira cozinha comunitária do MTST no Paraná e já é a 21ª no país.
A política do MTST é de solidariedade de classe e não tem caráter assistencialista, (…) o funcionamento da cozinha está ligado ao fortalecimento dos debates e organização entre os moradores afim de construir a luta pelas demandas da comunidade.
A política de cozinhas solidárias sempre foi central para o MTST, que busca aliar a luta por moradia digna com a luta contra a insegurança alimentar que atinge milhões de brasileiros. Desde o início do governo Bolsonaro essa política do movimento tem ganhado ainda mais importância, pois com o aumento do desemprego e a inflação está cada vez mais difícil para a classe trabalhadora ter acesso a alimentação digna todos os dias.
As cozinhas solidárias do MTST oferecem às pessoas cadastradas uma refeição diária de terça a domingo. Em 2020 o movimento distribuiu cerca de 156 mil refeições, além 220 toneladas de alimentos em cestas básicas, 110 mil máscaras, 15 mil kits de higiene e 220 kits de gestantes para aproximadamente 20 mil famílias.
A política do MTST é de solidariedade de classe e não tem caráter assistencialista. A construção das cozinhas é feita a partir da organização dos próprios moradores, que são responsáveis por coordenar e operacionalizar o funcionamento da cozinha, além disso, o funcionamento está ligado ao fortalecimento dos debates e organização entre os moradores afim de construir a luta pelas demandas da comunidade.
O coordenador nacional do MTST ressaltou ainda a importância das cozinhas solidárias no atual momento histórico do Brasil “nosso povo na fila do osso, esse é o país que mais produz alimento no mundo e a carcaça de frango tá custando oito reais o quilo, nosso povo as vezes quando tem comida pra fazer não tem dinheiro para comprar o botijão de gás, que tá custando 120, olha o preço do arroz, o preço do feijão o preço da carne, comer tá virando luxo no Brasil, e por isso quando a gente inaugura uma cozinha num espaço como esse não é simplesmente dar pão a quem não tem, é um gesto de resistência e organização popular”.
Mesmo sob chuva constante neste domingo, a inauguração contou a presença de mais de 200 pessoas entre moradores da ocupação, lideranças do PSOL e MTST do Paraná, além de movimentos como MST e sindicatos e também com a presença do ex senador Roberto Requião e do vereador de Curitiba pelo PT Renato Freitas.
*Professor de História e Mestre em Educação – UFPR
Veja fotos da inauguração:
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo