Coque: Mão amiga convida comunidade e parceiros para inauguração de nova sede
Publicado em: 24 de agosto de 2021
A Associação Mão Amiga surgiu enquanto iniciativa de moradores do Coque, comunidade da periferia do Recife-PE, no ano de 2020, em plena crise pandêmica – pandemia esta que não era só de covid, mas também de fome. A partir daí, estabeleceu parcerias com pessoas e organizações para ajudar a consolidar esta associação e os seus projetos.
Para continuar avançando e atendendo as pessoas em situação de vulnerabilidade, no dia 01 de setembro, a Mão Amiga irá inaugurar sua nova sede, a partir das 16h30, na Avenida Central, 31, bairro de São José, Recife-PE. A associação aproveita a ocasião para reafirmar seus princípios e convidar parceiros e comunidade para este importante momento. Leia abaixo o convite:
Queremos, neste evento de inauguração da nossa sede, reafirmar nossos compromissos perante nossos amigos e comunidade, bem como perante nossos parceiros.
Reafirmamos que a Associação Mão Amiga possui compromisso de contribuir com o combate às desigualdades sociais, aos diferentes tipos de opressões e de contribuir com a construção de uma sociedade mais informada e justa.
Neste sentido, já realizamos e estamos nos esforçando para aumentar as nossas ações de distribuição de comida pronta e de cestas básicas, distribuição de material de higiene, máscaras e material didático, ações de assistência à saúde, evento de Dia das Crianças e demais eventos culturais.
Com o crescimento do nosso espaço físico, temos o plano de oferecer um espaço de leitura nesta sede que estamos inaugurando, pintura para crianças, reforço escolar, cursinho para o ENEM, cine-debate, formação de jovens e adultos e noções de primeiros-socorros.
Esta necessidade de se organizar de forma comunitária e solidária ganhou ainda mais urgência nos últimos anos. A fome e a miséria aumentaram consideravelmente. A pandemia aumentou os abismos sociais. Muitas pessoas saíram das suas casas para pedir comida nas ruas e praças. Aqueles que fazem parte da Associação Mão Amiga não aceitam passivamente este cenário desigual e de miséria.
O governo Bolsonaro, desde o início de seu mandato, não se preocupou com quem mora nas periferias. Até mesmo o auxílio emergencial não foi iniciativa deste governo. O mesmo governo que negou a vacina e desvalorizou a saúde e a ciência, expondo a população à fome e à doença.
Já os governantes locais, do Governo de Pernambuco à Prefeitura do Recife, não tomaram medidas efetivas para melhorar serviços de transporte público, proteção ao emprego, renda básica e valorização dos profissionais de saúde.
As decisões sobre o destino e o uso das riquezas que a juventude e os trabalhadores, como nós do Coque, produzimos, nunca foram tomadas pelo povo, pelas periferias, e essa realidade só irá mudar quando nós, pessoas que vivem essa realidade, nos organizarmos.
Por isso, aproveitamos a ocasião da inauguração da nossa sede social para reafirmarmos perante nossos convidados e parceiros a nossa total independência frente aos governos e o nosso compromisso com os interesses e necessidades daqueles que ganham a vida através do suor de seu trabalho.
É pensando nos interesses e necessidades dos excluídos que a Associação Mão Amiga continuará agindo e cada vez mais se fortalecendo.
Sem mais, nós que compomos a Associação Mão Amiga convidamos você e sua família para prestigiar a inauguração da nossa nova sede social.
ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA A INAUGURAÇÃO
– 16h: Serviços de saúde (aferição de pressão, glicose, dicas de saúde)
– 17h30: Distribuição de sopão
– 18h: Apresentação da nova sede
Dia 01 de Setembro, a partir das 16h30, na Avenida Central, 31, São José (mesma rua da antiga sede), Recife-PE. Mais informações: @maoamigarecife / (81) 9.8505.2961.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo