Pular para o conteúdo
BRASIL

Rejeição de Bolsonaro cresce novamente: 54% consideram o governo ruim ou péssimo

Marcos Corrêa/PR/Agência Brasil

Nova pesquisa nacional mostra a piora nos índices de aprovação do governo de Jair Bolsonaro. Realizada entre os dias 11 e 14 de agosto, a rodada da pesquisa XP-Ipespe mostra que a queda na aprovação do presidente continua, assim como o percentual de pessoas que dizem que iriam votar em Bolsonaro para um segundo mandato.

Em julho, 52% dos entrevistados consideravam o governo como ruim ou péssimo. Em agosto, este índice subiu para 54%. A fatia que considera o governo regular caiu de 25%, no mês passado, para 23%. Os que consideram o governo “bom ou ótimo” também caiu, de 21% para 20%. Apenas 2% não opinaram e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

A inflação e o desemprego ajudam a explicar a queda. Para 63% dos entrevistados, a economia está indo no caminho errado, um aumento de 4% em comparação com julho.

Eleições: Lula segue crescendo nas pesquisas

Na mesma pesquisa, Bolsonaro tem queda nas intenções de voto em 2022. Aparece com 24%, 2 pontos a menos do que na pesquisa anterior. Enquanto Lula aparece com 40% das intenções, 2 pontos a mais do que em julho, e em tendência de alta desde março, quando tinha 25% das intenções.

Em um confronto direto entre os dois, em um segundo turno, Lula teria 51% dos votos contra 32% de Bolsonaro. No levantamento anterior, o resultado era de 49% para Lula e 35% para Bolsonaro.

Na sondagem concluída no dia 14, também foram apresentadas as seguintes candidaturas: Ciro Gomes (PDT), com 10%; Sérgio Moro (sem partido) com 9%; o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (Democratas) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 4% cada. O total de pessoas que disseram não ter candidato ou que iriam anular chega a 9%.

O resultado mostra o desgaste do governo Bolsonaro junto à população, por conta da condução da economia e da pandemia. Desgaste que vem sendo respondido pelo governo com uma ofensiva sobre o eleitorado do Nordeste, com inauguração de obras, e que também se apoia no envio de um programa social, um novo Bolsa Família, que pode atender milhões de famílias que hoje estão em situação de insegurança alimentar e fome.

Ao mesmo tempo, o governo aumenta o discurso de enfrentamento e o uso de fake news, convocando sua base mais fiel para estar nas ruas no dia 07 de setembro, em uma demonstração de força, ameaçando com iniciativas golpistas.

Apesar de um cenário eleitoral favorável, não devemos nos apoiar nesse retrato e aguardar as eleições de 2022. É preciso seguir nas ruas, como neste dia 18, impedir ataques como o da reforma administrativa e aproveitar o desgaste do governo diante da população para fortalecer o Fora Bolsonaro e derrotar o golpismo.

DOWNLOAD
Pesquisa XP Agosto 2021 (PDF)

EDITORIAL
Derrotar o golpismo retomando as ruas pelo Fora Bolsonaro