Esclarecimento sobre o texto Lula Livre, Brasil Livre

Valerio Arcary

Professor titular aposentado do IFSP. Doutor em História pela USP. Militante trotskista desde a Revolução dos Cravos. Autor de diversos livros, entre eles Ninguém disse que seria fácil (2022), pela editora Boitempo.

Há dois dias foi publicada uma nota da campanha Lula Livre com a minha assinatura como militante do PSol. Durante a preparação desse texto apresentei o pedido de reformulação do parágrafo, e a supressão da frase inicial: “Até 2016 o Brasil caminhava para a comemoração dos 200 anos da Independência de cabeça erguida“. Pensei que tínhamos alcançado um acordo. Mas a versão final da nota não me foi encaminhada.

Foi, portanto, uma surpresa quando li a nota. Procurei os camaradas responsáveis e me foi apresentado um pedido de desculpas, que foi aceite. Não houve desonestidade, mas um mal entendido. Este episódio é muito infeliz, e me deixou em uma situação desagradável e até embaraçosa diante de meus camaradas.

O Psol se posicionou contra o impeachment de Dilma Rousseff. O PSol lutou pela liberdade de Lula, e continua comprometido com a campanha Lula Livre, Brasil Livre porque ainda existem processos pendentes na justiça. Mas o PSol não apoiou os governos de coalizão liderados pelo PT. Não está de acordo com a interpretação de balanço do que foi a experiência dos governos liderados pelo PT expresso nesse texto.

Um esclarecimento é necessário para deixar bem claro que não temos acordo sobre este parágrafo, em especial, a citada frase. Mas o significado deste desentendimento não merece ser exagerado. Consideramos o episódio, portanto, encerrado.