Pular para o conteúdo
CULTURA

PSOL e oposição vão acionar PGR contra Mário Frias por incêndio na Cinemateca

PSOL

A bancada de deputados federais do PSOL, ao lado dos outros partidos de oposição, vão apresentar uma representação criminal na Procuradoria Geral da República (PGR) contra a Secretaria de Cultura do governo federal e o secretário Mario Frias por causa do incêndio na Cinemateca de São Paulo que aconteceu na última semana. O objetivo é responsabilizá-los por omissão e garantir a preservação do que não foi destruído.

A Cinemateca está fechada desde agosto do ano passado, quando expirou um contrato entre o governo federal e a organização social que administrava o local. Apenas na sexta-feira, exatamente um dia depois do incêndio, foi publicado um edital de chamamento para seleção de uma entidade privada sem fins lucrativos para gerir a Cinemateca.

Maior centro audiovisual da América do Sul, a Cinemateca é responsável pela preservação de 40 mil títulos que contam a história do audiovisual do Brasil desde 1897. São filmes de curta, média e longa-metragens, além de programas de TV e registros de jogos de futebol.

A Secretaria de Cultura foi advertida do perigo de incêndio por parlamentares da Comissão de Cultura da Câmara e nada fez. A representação aponta que a publicação do edital um dia após o incêndio é a prova cabal de que houve omissão da gestão Mario Frias.

Publicado originalmente em: https://psol50.org.br/psol-e-oposicao-vao-acionar-pgr-contra-mario-frias-por-incendio-na-cinemateca/