Pular para o conteúdo
TEORIA

A ficção da impossibilidade da construção da verdade a partir da realidade (segundo o Sr. Schuler)

Euclides Braga Neto*, de Fortaleza, CE

Ao fazer um mau uso da chamada “profecia de Baudrillard”, Schuler esquece da diferenciação básica entre realidade e verdade.

O artigo “A profecia de Baudrillard” de Fernando Schuler para a revista Veja [1] é muito instigante, mas de um liberalismo aparentemente ingênuo; na verdade, perigoso. Ao fazer um mau uso da chamada “profecia de Baudrillard”, Schuler esquece da diferenciação básica entre realidade e verdade. Essa questão, como é bem sabido por quem conhece o básico do debate filosófico da segunda metade do século XVIII, é tratada particularmente na polêmica de Hegel com Kant, expressa de maneira magistral da Fenomenologia do Espírito.

A partir da “profecia de Baudrillard”, a modo de conclusão, Schuler afirma que não há mais possibilidade de saídas coletivas e que devemos nos conformar com um pretenso “livre mercado de ideias”, o que só vem a coroar o seu raciocínio como a utopia reacionária da “livre concorrência” no reino da ditadura dos algoritmos, das megacorporações mundiais, das Big Tech e da indústria das Fake News.

Realidade X Verdade

A separação e a unidade dialética entre realidade e verdade são uma das grandes conquistas epistemológicas da modernidade e base fundamental do conhecimento científico. A realidade é objetiva, independente do meu conhecimento sobre ela e mesmo da minha existência. Ela é relativa em relação a si mesma, na medida em que está sempre em movimento e, portanto, sempre se modificando.

Ambas estão sempre em movimento, mas a realidade é o movimento objetivo da vida e a verdade é o movimento subjetivo do nosso conhecimento como uma construção coletiva no tempo e no espaço histórico-social.

O grande Luís Fernando Veríssimo disse, certa vez: “Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas”. Por isso, a verdade, diferente da realidade, é uma construção histórico-social. Ela é relativa, não porque haja múltiplas verdades igualmente válidas convivendo no mesmo tempo e espaço ou cada indivíduo possa ter o suposto “direito individual” à sua própria verdade, como se essa fosse uma propriedade privada intelectual, mas porque a construção da verdade sempre busca ou sempre deveria buscar se aproximar da realidade, ainda que não consiga jamais alcançá-la em toda a sua extensão e complexidade. Assim, o conhecimento científico, tanto da natureza quanto da sociedade, está sempre superando uma verdade antiga mais simples e limitada por outra mais completa e complexa.

Por exemplo, o geocentrismo era uma “verdade” elevada à categoria do dogma pela Igreja, até Galileu Galilei provar que a terra girava em torno do sol. Hoje é algo senil contestar a verdade científica do heliocentrismo e a sua unidade com a realidade do sistema solar. Esse simples exemplo resume a diferença e a relação dialética entre realidade e verdade. Ambas estão sempre em movimento, mas a realidade é o movimento objetivo da vida e a verdade é o movimento subjetivo do nosso conhecimento como uma construção coletiva no tempo e no espaço histórico-social.

Construção da verdade, alteridade e mentira

a mentira é re-acionária, enquanto a verdade é revolucionária.

Essa aproximação entre realidade e verdade é fruto de um processo relacional entre ambas, levado a cabo pela experiencia cognitiva humana. Estar aberto ao questionamento do outro, ao contestatório e ao contraditório, é uma condição “sine qua non” para se chegar à verdade. Por isso, sem o debate e a polêmica, torna-se quase impossível chegarmos a sínteses superiores que nos aproximem o máximo possível da realidade.

Ainda que uma variação da frase seja atribuída a Winston Churchill, foi Mark Twain que disse: “Uma mentira pode fazer a volta ao mundo no mesmo tempo em que a verdade calça seus sapatos”. Ao necessitar da alteridade para se aproximar da realidade, a verdade sempre será mais lenta que a mentira, na medida em que a mentira visa fundamentalmente um engajamento baseado em emoções negativas, como raiva e ressentimento, e na paixão do impulso reativo. Por isso, a mentira é re-acionária, enquanto a verdade é revolucionária.

Mas quanto da realidade não é interpretada pela nossa percepção? O que dizer da máxima “contra fatos não há argumentos”?

Resumindo: a verdade é uma representação aproximativa e momentânea da realidade. Ambas estão em constante movimento. A primeira, na nossa experiência histórico-social, cognitiva e psicoemocional. A segunda, no plano da vida, fora do nosso cérebro.

O quanto da realidade que não é interpretada por nossa percepção cognitiva depende do grau de sofisticação das ferramentas epistemológicas e científicas que usamos. Obviamente que essas ferramentas são muito mais desenvolvidas na Era da Informática do que o foram durante a Revolução Industrial.

O básico do método científico que herdamos da modernidade parte de uma hipótese, que é submetida à pesquisa, à checagem e à contestação de dados empíricos e métodos de investigação para, por fim, comprovar, reformular ou abandonar a hipótese original. Tudo de acordo com os resultados que mais se aproximem da realidade… para depois, começar tudo de novo.

Além disso, a busca pela verdade se dá por um movimento de tentativa e erro, de tese, antítese e síntese. Só o tempo pode responder quanto da realidade escapa à nossa percepção e quanto conseguirmos captar. Exatamente por isso, o consenso sobre a verdade não é o ponto de partida, mas a linha de chegada, como no exemplo da superação do geocentrismo pelo heliocentrismo.

Por outro lado, a frase “Contra fatos não há argumentos” é de um materialismo vulgar e estúpido. Obviamente que contra os fatos pode e deve haver argumentos. Até porque, o que chamamos de “fatos” nada mais são do que representações, ou seja, nossa interpretação sobre acontecimentos da realidade e não a realidade mesma. E, como toda representação, sempre é incompleta e, muitas vezes, distorcida. Nós nunca conseguimos tocar a realidade tal e qual ela é. Por isso, a nossa interpretação dos fatos da realidade sempre é aproximativa. Se utilizo as melhores ferramentas epistemológicas e científicas, eu posso me aproximar mais da realidade, mas nunca a atingir plenamente.

Resumindo: a verdade é uma representação aproximativa e momentânea da realidade. Ambas estão em constante movimento. A primeira, na nossa experiência histórico-social, cognitiva e psicoemocional. A segunda, no plano da vida, fora do nosso cérebro.

A verdade da necessidade de um novo projeto coletivo

O completo descolamento que vivemos hoje entre realidade e verdade é, a rigor, parte do atual projeto político de dominação dessa super elite que representa menos de 1% da humanidade.

Para terminar, sobre a possibilidade ou não, na contemporaneidade, de construirmos ou reconstruirmos um projeto coletivo para a humanidade. Schuler, como todo liberal que sente saudades da livre concorrência do século XIX, a partir de seu individualismo metodológico, busca ignorar que a livre concorrência do século XIX se transformou no monopólio das transnacionais privadas do século XX e depois nas megacorporações mundiais do século XXI. São essas megacorporações as promotoras das Fake News, detentoras do monopólio das informações e dos conhecimentos científico e tecnológico, senhoras do capitalismo de vigilância, mecenas de novos líderes e partidos de extrema-direita; enfim, fiadoras de um projeto coletivo que beneficia um punhado de super-ricos contra o resto da humanidade.

O completo descolamento que vivemos hoje entre realidade e verdade é, a rigor, parte do atual projeto político de dominação dessa super elite que representa menos de 1% da humanidade. Por tudo isso, precisamos reavivar a conquista epistemológica da separação e da unidade dialética entre realidade e verdade, herdada do renascimento e do iluminismo, para buscarmos conscientemente retomar o caminho de um projeto coletivo que permita a todos os indivíduos viverem plenamente as suas vidas como quiserem, mas em igualdade de condições materiais e oportunidades, sem a escravização da propriedade privada levada ao cúmulo do absurdo pelo capital financeiro representando atualmente por megacorporações mundiais. Sr. Schuler, não há nenhum espaço na realidade para um suposto “livre mercado” de ideias.

*Militante da Resistência/PSOL

NOTAS

[1] https://veja.abril.com.br/blog/fernando-schuler/a-profecia-de-baudrillard/ – Acessado em 24 de julho de 2021.

Marcado como:
Baudrillard / filosofia