Pular para o conteúdo
BRASIL

Aprovação do governo cai para 23% e superpedido de impeachment será protocolado dia 30

Novo pedido será apresentado no dia 30 de junho

da redação

Ato do 29J em Sorocaba

Em pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 24, a aprovação do governo Bolsonaro mostrou nova queda. A aprovação (ótimo/bom) do governo Bolsonaro cai para 23% e a reprovação ruim/péssimo) sobe para 50%, aponta pesquisa Ipec, que ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios, de 17 a 21 de junho, divulgada pelo G1. Na pesquisa 26% consideram o governo regular e apenas 1% optou por não responder ou não soube. O resultado mostra que a reprovação do governo é mais do que o dobro da aprovação.
Na pesquisa anterior do instituto, em fevereiro, a aprovação do governo havia sido de 28%, e a reprovação, de 39%.

FReprodução. Arte Guilherme Gomes/G1

EEm outra pergunta, sem a opção intermediária, fica mais evidente a ruptura com o governo. A pergunta feita foi: “E o(a) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?” A reprovação (desaprova) salta para 66%, enquanto 30% aprovam a forma dele governar. Somente 4% não responderam.

Impeachment

Apoiado na queda de popularidade do governo, no aumento das mobilizações de rua, após o 29M e o 19J, na investigação da CPI e  nas denúncias de corrupção envolvendo compra de vacinas, um novo pedido de impeachment está sendo finalizado e será protocolado na próxima quarta, dia 30 de junho, às 14h no Congresso Nacional. Suprapartidário, envolvendo parlamentares e forças políticas diversas, da esquerda até a direita, e movimentos sociais, o texto está sendo apelidado de superpedido de impeachment.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 24, em reunião virtual ampliada. A peça inclui o conjunto de crimes cometidos pelo atual presidente da República desde que tomou posse em 2019, sendo a maioria os crimes cometidos durante a pandemia, que resultaram na morte de mais de 500 mil brasileiros. A entrega do pedido será acompanhada de ato com participação das lideranças políticas e sociais, seguido de entrevista coletiva.

Na mesma semana, no dia 01 de julho, ocorre a plenária nacional da campanha Fora Bolsonaro, de maneira virtual, para preparar o novo dia de luta, em 24 de julho.