Pular para o conteúdo
BRASIL

Em defesa do nosso futuro: Tirem as mãos da Orla e do Guaíba!

Afronte! e Eco Pelo Clima
prefeitura.poa.br

A Orla e o Guaíba são os cartões postais da nossa capital. A orla é um dos raros pontos de encontro entre o urbano e a natureza na nossa cidade, é um espaço para lazer e convívio de qualidade para os porto-alegrenses, além de um importante espaço cultural, casa de escolas de samba e da cultura negra. O Guaíba também é vida: é a fonte de água para Porto Alegre e outras cidades, além de ser o sustento para pescadores locais e de muita importância para a biodiversidade da região. O nosso rio-lago é peça indispensável para compreender o passado, a história da nossa capital, assim como o nosso presente. Para nós, jovens, o Guaíba é ainda mais crucial, pois é a garantia de um futuro para nossa cidade, das condições próprias de existência. Tu consegues imaginar uma Porto Alegre sem o Guaíba?

Infelizmente, a nossa garantia de presente e futuro está em risco. Atualmente, está sendo debatido e votado dois projetos de Lei de um plano hidroviário (PLL n° 116/18 e PLCL n° 024/18) para a cidade. Sem qualquer debate com a população de Porto Alegre, esses PL’s visam alterar o Plano Diretor da cidade, favorecendo a entrada da iniciativa privada na gestão da Orla e abrindo brechas para empreendimentos que podem ter impactos no Guaíba. Os projetos não levam em conta as características específicas desse corpo da água que chamamos de rio-lago exatamente por possuir atribuições de ambos. Ao desconsiderar as especificidades do Guaíba, esses PL’s tiram a responsabilidade dos empreendimentos privados que poderão se instalar no local, o que pode levar a um agravamento de uma situação que já sabemos ser crítica. A poluição do Guaíba é fato conhecido, mas que pouco gera ação das prefeituras e do governo do Estado. A nível federal vemos que cada vez mais o autolicenciamento se torna a regra no que tange a proteção ambiental.

Quem vai garantir a proteção do Guaíba? Em condições já precárias da fiscalização, fruto do sucateamento dos órgãos públicos e desvalorização dos servidores, como será possível permitir empreendimentos privados sem que eles causem danos ao ecossistema local e prejuízos a saúde dos cidadãos de Porto Alegre? Nós não sabemos e os projetos também não, já que nada dizem. É triste que quando finalmente surge algum PL que pense centralmente o Guaíba, seja algo que visa dar continuidade na sua destruição.

Entregar a Orla à iniciativa privada é outro ponto desse desastre programado que querem aprovar. Um espaço de cultura e lazer tão relevante para nossa cidade não pode ficar a critério de uma empresa, de um grupo de acionistas ou do que der na cabeça do interesse privado. A Orla que queremos é pública, democrática e que esteja aberta a todos. Novamente, não é possível garantir qualquer uma dessas coisas se um grupo privado assumir negócios na região. Seja parcial ou integralmente, entregar a Orla para qualquer coisa que não seja o povo, é trair sua própria natureza. É de praxe que a inserção do interesse privado em espaços como esse leve a gentrificação, elitização e impedimentos à livre circulação.

O que está ocorrendo é mais uma demonstração do neoliberalismo que mostra a sua face mais cruel na incessante corrida de “passar a boiada” a todo custo e em todos os níveis – federal, estadual e municipal.

O que está ocorrendo é mais uma demonstração do neoliberalismo que mostra a sua face mais cruel na incessante corrida de “passar a boiada” a todo custo e em todos os níveis – federal, estadual e municipal. Aproveitam-se do momento tão delicado em que vivemos, onde a participação política por meio de presença nas Audiências Públicas é inviável, os trabalhadores e trabalhadoras estão preocupados diariamente em ter comida na mesa para a sua família e os jovens estão desacreditados na política brasileira.  Se antes, na época de nossos pais, a política institucional era tão pouco debatida, o que vemos hoje é a negação da necessidade urgente de compreender e ser político na nossa sociedade. Nascemos em uma sociedade onde mal há educação de qualidade em nossas escolas para todos e todas, imagine falarmos sobre a democratização do acesso à educação política para os jovens que estão no seu auge do desenvolvimento reflexivo e crítico. Já pensou em como seria a nossa sociedade hoje se as crianças e adolescentes entendessem como funciona a política brasileira? Se fossem ensinados sobre o que faz cada cargo político, se conhecessem a fundo seus direitos e as diversas formas de participação política, se estivessem a par dos desmontes e ataques diários com consequências em diferentes esferas da nossa vida. Será que após saber de tudo isso esses jovens levantariam as suas vozes e lutariam pelos seus direitos? 

Pois é disso que precisamos! Todos os dias o nosso futuro está sendo debatido e negociado por indivíduos a qual o Futuro que tanto dizem não os pertence. Quando mais um Projeto de Lei é votado em maioria em uma Câmara Legislativa aprovando mais agrotóxicos para a nossa cidade, vendendo mais áreas verdes para a iniciativa privada criar seus condomínios de luxo e flexibilizando leis que permitam o avanço de grandes empreendimentos com alto potencial negativo de impacto socioambiental, aumentam ainda mais as consequências que enfrentaremos e encurtam o prazo que temos para lutar para reverter a soma de todas as crises. 

Não podemos deixar que a boiada passe em Porto Alegre. Lutar pelo nosso futuro, é lutar por um Guaíba limpo, uma água com qualidade e uma natureza preservada. É lutar pela defesa de uma cultura pública, das áreas verdes cuidadas e de espaços de lazer que sejam para o povo. Em defesa dos de hoje e dos de amanhã. Em nossa defesa! Tirem as mãos da Orla e do Guaíba!