Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Saiba como será o ato de 19 de junho em Belém pelo Fora Bolsonaro

Gizelle Freitas*, de Belém, PA

Os atos do dia 29 de maio, o 29M, reposicionaram a classe trabalhadora e a juventude para a tomada das ruas, com a tarefa mais urgente do momento: o Fora Bolsonaro. Saímos reenergizadas/os e voltando a crer em nossas forças. Passado o primeiro ato logo iniciou a organização de outra data nacional e o 19J foi definido na plenária nacional da campanha Fora Bolsonaro, frente única necessária e que precisa ser fortalecida por todas as organizações políticas que defendem a vida. No Pará não foi diferente. Em Belém o ato está marcado para começar às 08h deste sábado, 19, no Mercado de São Brás, e outras cinco cidades também já marcaram seus protestos (veja lista abaixo).

Com a definição da segunda data já no dia 08, aconteceu outra grande plenária virtual para debater a avaliação do dia 29 e definir as comissões que vão organizar o 19, que seguem basicamente as mesmas: infraestrutura/finanças; segurança/jurídica; saúde; e comunicação. A construção continua a muitas mãos (partidos de esquerda; sindicatos; centrais sindicais; mandatos parlamentares; coletivos estudantis; coletivos feministas, de negritude e LGBTQI, bem como MST, e representações indígenas). As comissões funcionam plenamente e estamos esperando em Belém um ato, no mínimo, do mesmo tamanho do primeiro, ou seja, em torno de cinco mil pessoas, mas obviamente que a mobilização, a divulgação e o empenho é para organizar um ato maior.

Filas indianas

O comando do ato irá novamente priorizar as medidas de biossegurança, com distribuição de máscara PFF2, frascos com álcool em gel, mas dessa vez foi definido um formato já usado em manifestações pelo MST, o das filas indianas. As organizações políticas assumiram o compromisso de ajudar na organização de sua militância nesse formato, bem como essa definição será divulgada nas redes sociais. Em Belém não há tradição de fazer atos dessa forma, mas o momento pandêmico exige o máximo de responsabilidade, então todos e todas estão também empenhadas/os em fazer com que o distanciamento ocorra.

Outro elemento muito ressaltado é sobre a segurança, visto a truculência inaceitável que aconteceu em Recife. O comando do ato, juntamente com um grupo de advogados/as, está se preparando para que do início ao fim ocorra uma manifestação sem problemas. Mas orienta a que se tenha cuidado, em especial com pessoas infiltradas, atuando como provocadores. Recentemente, foram detectadas e excluídas pessoas infiltradas – os “famosos” P2 – do grupo de whatsapp dos movimentos sociais de Belém.

Estamos na semana que promete mais um grande dia e, de forma geral, as/os ativistas de Belém e de todo o Pará estão muito bem preparadas/os para ocupar as ruas e gritar a plenos pulmões: Fora Bolsonaro!

• Lista dos atos no Pará (atualizada em 14/06)

Belém: Mercado de São Brás, às 08h

Castanhal: Praça Matriz, às 08h

Marabá: Ginásio FL, às 16h

Breves: Praça Frei Dorsé, às 17h

Paragominas: Câmara Municipal, às 08h30m

Santarém: Praça São Sebastião, às 16h

 

*da Resistência Feminista e Executiva Nacional de Mulheres do PSOL.