Pular para o conteúdo
BRASIL

Solidariedade “feminista” a Nise Yamaguchi?

Carolina Freitas*, de São Paulo, SP

Proliferam comentários de opinião sobre a performance dos senadores no depoimento de Nise Yamaguchi em sessão da CPI da COVID. Alguns artistas saíram em defesa da médica alegando que ela teria sido vítima de misoginia, ao ser questionada com rispidez e deboche sobre seus conhecimentos médicos – algo que não teria ocorrido nas sessões anteriores, em que homens responsáveis ligados ao governo foram prestar seus depoimentos.

Nise Yamaguchi é o selo tecnocrático de uma experiência planejada de genocídio. A testagem na prática, em centenas de milhares de corpos, da imunidade de rebanho – que nada mais é senão uma reelaboração darwinista social experimentada na colonização dos povos africanos e no nazismo -, combinada com a prescrição patrocinada com dinheiro público de fármacos que, ao contrário de salvarem as pessoas, responderam por centenas de mortes evitáveis ao redor do país, sobretudo nos seus rincões, tem o carimbo fúnebre do CRM desta mulher.

O nosso feminismo existe para defender a vida da maioria dos seres humanos, a que o capitalismo e os capitalistas insistem em rebaixar até o descarte mortal. Existe para que as mulheres negras e trabalhadoras possam ter comida no prato, vacina no braço e verem seus filhos e netos crescerem sem o risco de morte pela bala do Estado. Existe para servir à organização e consciência de homens e mulheres despossuídos por esse sistema.

O nosso feminismo defende que justiça e liberdade para as mulheres é sinônimo de justiça e liberdade para a humanidade.

O nosso feminismo não é um termômetro comportamental abstrato, que mede homens e mulheres como classes antagônicas. O antagonismo mora em outro lugar nesta sociedade concreta, por isso o nosso feminismo é um programa por e para homens e mulheres que vivem à base das suas próprias forças, contrariando todas as tendências – inclusive estas tão drásticas operadas pelo neofascismo no poder no Brasil.

O nosso feminismo defende que justiça e liberdade para as mulheres é sinônimo de justiça e liberdade para a humanidade. Nada é mais importante neste momento, para o nosso povo poder viver, do que a guerra impiedosa e diária do nosso feminismo contra os inimigos da liberdade. Contra as inimigas também.