Pular para o conteúdo
BRASIL

Privatização da energia em Goiás vai parar pela segunda vez em uma Comissão de Inquérito

Igor de Lima Soares Dias*, de Goiânia, GO

Hoje houve mais uma reunião da Comissão Especial de Inquérito – CEI da ENEL na Câmara Municipal de Goiânia. Desde o início da privatização da CELG em Goiás as reclamações do serviço da ENEL motivaram vários entes públicos a buscarem uma solução para esse tema, a ENEL já foi investigada em uma CPI na Assembleia Legislativa e agora é investigada na Câmara Municipal. Esse fato demonstra que a empresa privada é bastante inacessível para as representações da sociedade.

Na sessão de hoje, foi convidado para depor o superintendente do Procon Goiânia. O representante do PROCON Goiânia afirmou que a ENEL é a líder de reclamações no órgão e que é alvo de ações civis públicas e já foi multada. Os vereadores relembraram um fato terrível de quando a interrupção do fornecimento levou a morte um trabalhador de Goiânia e questionaram ao superintendente sobre alguma reclamação desse fato. O presidente do Procon Goiânia alegou não ter essas informações, mas se comprometeu em repassá-las brevemente.

A CEI da ENEL reforça a sensação dos goianos e dos goianienses, a privatização piorou a vida dos trabalhadores e da população goianiense. A nossa luta contra as privatizações no setor elétrico goiano e brasileiro que estão sendo promovidas pelo Presidente Bolsonaro e pelo Governador Ronaldo Caiado nas tentativas de privatização da Eletrobras e da CELG GT devem ser intensificadas, é inaceitável que diante de exemplos como esses o debate de privatização avance. Eletrobras e Celg GT ficam, Bolsonaro sai.

*Diretor do STIUEG e membro do Travessia Coletivo Sindical e Popular