Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

No Recife, #29M teve repressão gratuita da PM chefiada pelo PSB

Luciana Ribeiro* e Ismael Feitosa*, de Recife, PE
Taty Quintero/Resistência-PSOL

Na manhã de 29 de maio, o #29M pelo Fora Bolsonaro, várias organizações e manifestantes se concentraram na Praça do Derby para sair em caminhada pelo Centro do Recife. Um ato pacífico e bastante organizado do ponto de vista sanitário: fila indiana, distanciamento social, álcool gel e com a máscara sendo item básico e obrigatório. Inclusive, máscaras PFF2 foram distribuídas por organizações e parlamentares, a fim de garantir maior segurança dos presentes.

Aos gritos de “vida, pão, vacina e educação, fora Bolsonaro e Mourão!”, cerca de 5 mil pessoas saíram em passeata pela Av. Conde da Boa Vista. Por volta do meio dia, quando chegavam à Ponte Duarte Coelho (a ponte do famoso Galo da Madrugada), foram surpreendidos pela tropa de choque em formação. Dezenas de policiais estavam posicionados na via, apenas para impedir que os manifestantes alcançassem a Praça do Diário, que estava 300 metros à frente, onde o ato se encerraria. Uma nítida provocação por parte da PM, já que o ato estava no fim.


Foto: Taty Quintero/Resistência-PSOL

Da Ponte Duarte Coelho não passamos. A linha de frente do ato ficou a uns 100m da formação policial, enquanto a organização refletia sobre o percurso. O fato dos manifestantes não avançarem não impediu a sanha repressora e agressiva desta força de insegurança pública que é a PM.

Esta corporação, que responde diretamente às ordens ou às omissões do Governo Paulo Câmara, do PSB, do qual faz parte também o PCdoB, que é vice, não mediu esforços para atingir os manifestantes com bombas de efeito moral e de gás lacrimogênio, além de spray de pimenta e balas de borracha – um dos autores desse texto, inclusive, foi atingido por uma bala de borracha no abdômem. Foram inúmeras as pessoas com ferimentos nas pernas, braços e até nos olhos. André Oliveira, professor da rede estadual, também militante da Resistência/PSOL, foi ferido na perna (foto). Várias prisões abusivas foram feitas pela PM. 


Foto: Taty Quintero/Resistência-PSOL

Com suas ações e omissões , tanto Bolsonaro quanto Paulo Câmara têm aumentado a necessidade dos trabalhadores tomarem as ruas. Um, o presidente, abertamente negacionista, não comprou vacinas, promoveu medicamentos sem eficácia, tentou impedir as quarentenas nos estados. O outro, governador de Pernambuco, não promoveu um lockdown de verdade, não ofereceu transporte público seguro, não socorreu os pernambucanos com uma renda emergencial decente.

Nesta mesma semana, a mesma polícia, sob o comando do mesmo PSB, realizou uma violenta desocupação em um canavial onde mais de 200 famílias estavam assentadas para exigir terra e pagamento de direitos trabalhistas do proprietário do terreno. A desocupação foi tão truculenta que o MST emitiu uma nota pública rompendo com o Governador Paulo Câmara.


Fotos: Taty Quintero/Resistência-PSOL

O PSB manda ou não na Polícia Militar de Pernambuco?

Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco e militante do PCdoB, se manifestou por meio de vídeo dizendo que “isso [repressão] não foi autorizado pelo governo do estado”. Pois bem. O PSB já é chefe da PM desde 01 de Janeiro de 2007. Passados mais de 14 anos, o PSB ainda não ensinou para a sua tropa  como se portar perante um ato pacífico?

O governador de Pernambuco também veio a público e disse que determinou “imediata apuração de responsabilidades”. Segundo Paulo Câmara, a corregedoria da Secretaria de Defesa Social já instaurou o procedimento para investigar os fatos.

Diante da gravidade dos fatos, perguntamos: o PSB manda ou não na Polícia Militar de Pernambuco? Exigimos uma retratação pública do Governo, seja por ação ou por omissão e a expulsão dos oficiais envolvidos na operação e, igualmente, a expulsão dos demais policiais que foram executores diretos de ações abusivas e de tortura.

No Recife, #29M aconteceu apesar do abandono da direção do PT

Às vésperas do ato, se apoiando em uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco, que orientava a restrição da circulação de pessoas, a direção do PT em Pernambuco anunciou a sua retirada do ato. No entanto, além do ato ter sido mantido, contou com uma importante e expressiva presença de militantes do PT, de parlamentares à militantes de base.

Consideramos que a postura da direção do PT foi um erro. A presença expressiva de pessoas no ato demonstra que a necessidade de colocar para Fora Bolsonaro tem crescido. É urgente impedir Bolsonaro.

– Pão, vida, vacina e educação!
– Fora Bolsonaro!
– Que se apurem os responsáveis pela ação truculenta da PM!
– Pela imediata expulsão da PM dos oficiais envolvidos na operação!
– Pela expulsão dos policiais que executaram atos abusivos e de tortura!

 

*MIlitantes da Resistência/PSOL Pernambuco.