Pular para o conteúdo
BRASIL

29M: ocupar a Avenida Paulista pelo Fora Bolsonaro

Juliana Donato, de São Paulo, SP
Fotos: Elineudo Meira / @fotografia.75

29 de maio será um grande dia de mobilização em todo o país. Já são mais de 80 cidades com mobilizações marcadas. Só no estado de São Paulo, serão mais de 10 atos pelo Fora Bolsonaro. Na cidade de São Paulo, a manifestação se concentrará no MASP, na Avenida Paulista, a partir das 16 horas e seguirá em caminhada até a Praça Roosevelt, no centro da cidade. As reuniões preparatórias têm demonstrado uma grande unidade na construção da mobilização, que se expressa no manifesto unitário de convocação do ato, assinado por cerca de 70 entidades, entre organizações do movimento sindical, estudantil, popular, feminista, anti racista e anti LGBTQIfóbico. O manifesto sintetiza a indignação, os motivos para ir às ruas e as reivindicações que serão levadas ao ato, como o Fora Bolsonaro, contra o genocídio do povo preto, por vacinação já e auxílio emergencial de 600 reais, contra os cortes na educação e na habitação e contra as privatizações e a Reforma Administrativa.

O ato da Avenida Paulista e seu manifesto de convocação expressam a unidade entre as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular que, junto a outras organizações, têm impulsionado a Campanha Nacional Fora Bolsonaro. Entre entidades da Campanha Fora Bolsonaro que assinam o manifesto de convocação do ato estão o MTST, o MST, a CMP, centrais sindicais, como a CUT, a CTB, a CSP Conlutas e a Intersindical, além de partidos como PSOL, PT, PCdoB, PCB, PSTU e UP.

Fotos: Elineudo Meira / @fotografia.75
Carreata Fora Bolsonaro em São Paulo. Foto Elineudo Meira

Também assina o manifesto a Convergência Negra Por Direitos, que esteve à frente da convocação dos atos dos dias 8 e 13 de maio, contra o racismo e a chacina do Jacarezinho. Sob o lema “Nem bala, nem fome, nem Covid: o povo negro quer viver!”, os importantes atos do início de maio deram o pontapé inicial na volta das mobilizações de rua em todo o país.

A gravidade do genocídio em curso, com nosso povo morrendo de fome, de Covid e pelas mãos da violência policial precipitaram a necessidade urgente de sairmos às ruas. Mas, reconhecendo a gravidade da pandemia e da crise sanitária, a organização do ato está orientando que todos compareçam usando máscaras PFF2 e levem seu álcool em gel. Para garantir o cumprimento das medidas de cuidado e distanciamento social, haverá brigadas sanitárias na manifestação.

Fotos: Elineudo Meira / @fotografia.75

 

Guilherme Boulos, que enfrentou o PSDB no segundo turno das eleições municipais, também está convocando a manifestação. Em vídeo publicado em suas redes sociais, Boulos afirma: “A gente sabe que é difícil convocar mobilizações de rua num contexto de pandemia. Mas, hoje, nós não temos outra alternativa. O governo mata mais do que o vírus. É isso que está acontecendo na Colômbia, em várias outras partes do mundo, e também aqui no Brasil”. Silvia Ferraro, co-vereadora da Bancada Feminista do PSOL, convoca todos à Avenida Paulista no dia 29: “O que é mais perigoso? O vírus ou o verme do presidente, que fica desfilando sem máscara, com seus seguidores, comemorando o que? As 450 mil mortes, vítimas de falta de medicamentos, de falta de vacinas, de falta de leitos de UTI? Chega! Não dá mais! Precisamos ir às ruas! Pegue sua máscara PFF2, álcool em gel e, dia 29, é hora de irmos às ruas pelo Fora Bolsonaro!”