Ricardo Nunes prefeito de São Paulo. E agora?


Publicado em: 20 de maio de 2021

Brasil

Bancada Feminista do Psol

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Bancada Feminista do Psol

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Infelizmente, no dia 16 de maio, faleceu precocemente Bruno Covas. Agora, a capital paulista será governada por Ricardo Nunes, do MDB, personagem até então desconhecido da maioria da população paulistana.

A coligação “Todos por São Paulo” tentou esconder ao máximo o candidato a vice durante o processo eleitoral de 2020. Nunes, que se recusou a participar de debates, sabatinas e entrevistas, era considerado uma pedra no sapato da campanha, pois sua imagem estava associada a pautas conservadoras e a denúncias de corrupção e de violência doméstica.

Por isso, além de toda a comoção, a morte do prefeito eleito despertou muitas dúvidas e preocupações com relação ao futuro da capital paulista. O presente texto é uma contribuição de nosso mandato coletivo a esse fundamental debate.

Quem é Ricardo Nunes?

Ricardo Nunes tem 53 anos, é católico conservador, advogado de formação e empresário. Ele foi vereador por dois mandatos. Integrante da bancada cristã, sua atuação como parlamentar foi marcada, entre outras coisas, pela batalha vitoriosa contra a inclusão da palavra “gênero” no Plano Municipal de Educação.(1)

Em 2020, reportagens da Folha de S.Paulo revelaram que seu nome está ligado à entidade gestora investigada na famosa máfia das creches conveniadas (2). Além disso, o emedebista já foi acusado de violência doméstica em 2011 (3). Embora o escândalo de corrupção ainda esteja sendo investigado e sua esposa tenha negado as queixas posteriormente, ambas as denúncias geram desconfianças acerca do novo prefeito.

Recentemente, foi divulgado que Nunes também conquistou a propriedade de duas fazendas no interior de Minas Gerais por meio de usucapião (4). Em um desses processos jurídicos, o então vereador de São Paulo declarou hipossuficiência, igualmente chamada de “atestado de pobreza”.    

Em seus primeiros discursos depois de assumir o novo cargo, o chefe do Executivo de nossa cidade tentou abafar o passado, apresentando-se como um político de centro e como uma continuidade da gestão Covas (5). Será? Em nossa opinião, o cenário político municipal deve se alterar no futuro. A seguir, apontamos quais são as principais mudanças que podem ocorrer.  

O que pode mudar com Ricardo Nunes prefeito?

De acordo com o noticiário dos últimos dias, Ricardo Nunes segue afirmando que vai manter os acordos selados pelo ex-prefeito tucano (6). Pensamos que isso vale para o primeiro momento, pois nada garante que o novo prefeito não vá mexer nas secretarias e subprefeituras. Seu partido, o MDB, não tem relevância no alto escalão do governo e pode cobrar mais espaço.

Diferente de Covas, que buscou construir uma imagem de defensor da democracia e das liberdades individuais, enfrentando abertamente o bolsonarismo em algumas oportunidades, Nunes é um político com um perfil mais à direita, vinculado a pautas conservadoras.

Esse perfil pode transformar aos poucos o posicionamento da prefeitura diante desses temas e deixar a bancada religiosa da Câmara Municipal mais confortável para pautar projetos de lei reacionários. Existe, portanto, o perigo de São Paulo se tornar um território mais hostil ao avanço e à consolidação dos direitos das mulheres, do povo negro e da população LGBTQIA+.

No entanto, sem a força política e a popularidade que tinha Bruno Covas, a gestão Ricardo Nunes tende a ser instável e mais suscetível a pressões. Se, por um lado, a prefeitura terá que dialogar e negociar mais com o Legislativo, fazendo concessões para manter a disciplina da base governista. Por outro, essa situação também pode abrir espaço para os movimentos sociais conquistarem vitórias.

É hora de salvar vidas e derrotar o conservadorismo

Durante as eleições de 2020, alertávamos a respeito da trajetória de Ricardo Nunes, na época apenas um vice desconhecido (7). Nós já éramos oposição à gestão tucana e, hoje, após a ascensão do emedebista a prefeito, é necessário aumentar a fiscalização e a pressão popular sobre a prefeitura. Estaremos engajadas nessa tarefa.

Para começar, a oposição de esquerda e os movimentos sociais precisam exigir que as políticas públicas de combate à epidemia e à crise econômica implementadas pela gestão anterior, limitadas e parciais, sejam ampliadas e diversificadas. 

No início de maio, as bancadas do PSOL e do PT na Câmara Municipal apresentaram ao governo dez propostas para salvar vidas e a economia (8), como aumentar o isolamento social, expandir o atendimento da rede de saúde e garantir proteção social aos mais pobres e ajuda financeira às pequenas empresas. Temos que lutar pela efetivação dessas medidas.

Por fim, é imprescindível construir uma firme resistência contra qualquer retrocesso conservador nos âmbitos dos costumes, da cultura e da cidadania dos setores oprimidos da sociedade, que podem se ver ameaçados diante das posições políticas e ideológicas do novo prefeito. A cidade também é nossa e não daremos nenhum passo atrás. Vamos seguir lutando por uma São Paulo para a maioria! 

NOTAS

(1) http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/06/camara-de-sp-retira-questoes-de-genero-do-plano-de-educacao.html

(2) https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/grupo-de-vice-de-covas-usa-verba-da-prefeitura-em-lojinhas-suspeitas-na-mafia-das-creches.shtml

(3) https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/vice-de-covas-foi-acusado-pela-esposa-de-violencia-domestica-e-ameaca.shtml

(4) https://deolhonosruralistas.com.br/2021/05/18/ricardo-nunes-possui-nove-fazendas-em-minas-duas-delas-por-usucapiao/

(5) https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/05/farei-uma-continuacao-da-gestao-bruno-covas-ate-2024-diz-nunes-que-assumira-prefeitura-de-sp.shtml

(6) https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/05/17/ricardo-nunes-diz-que-vai-dar-continuidade-a-gestao-de-bruno-covas-em-1a-agenda-oficial-como-prefeito-de-sp.ghtml

(7) https://midianinja.org/bancadafeministapsol/quem-e-ricardo-nunes-o-vice-de-bruno-covas/

(8) https://psolcamarasp.com.br/2021/05/oposicao-apresenta-carta-com-10-medidas-de-combate-a-pandemia-na-cidade-de-sao-paulo/


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição