Pular para o conteúdo
BRASIL

No Recife, um sofrimento com data marcada: chuva causa alagamentos e deslizamento de barreiras

Ao desemprego, fome, adoecimento e mortes que a pandemia já trouxe, vem se somar os prejuízos e riscos que chuvas como esta podem causar

Ismael Feitosa*, de Recife, PE

Moradores do Ibura tentam recuperar móveis depois de ter casa destruída

Uma quinta-feira (13) marcada por fortes chuvas no Grande Recife. Durante a dura pandemia em que vivemos, ficar em casa é fundamental, mas o que fazer quando ficar em casa não é seguro, quando não é possível dormir por medo de um deslizamento de barreira ou de um alagamento? Mais uma vez, as áreas periféricas do Recife, habitadas por trabalhadores e em sua maioria pela população negra, está sofrendo com as chuvas, típicas dessa época do ano.

Barreira deslizou no Ibura

Ao desemprego, fome, adoecimento e mortes que a pandemia do novo coronavírus já trouxe, vem se somar os prejuízos e riscos que chuvas como esta podem causar. É o caso do bairro do Ibura. Várias casas já estão vindo abaixo por lá. Há relatos de pessoas desabrigadas, de deslizamento de barreiras. Felizmente, não temos registro de que alguma vida foi perdida até o momento. “Estamos tentando auxiliar ao máximo a população, mas a situação é muito grave, o poder público precisa agir”, diz Levi Costa, presidente da Associação de Moradores de Três Carneiros Alto. “Desde 2016 a Associação de Moradores vem denunciando a falta de atenção por parte da Defesa Civil, que só vem no local colocar lona e capinar. A barreira precisa de uma atenção maior”, completa Levi.

É urgente que o prefeito e governador tomem providências imediatas no sentido de impedir a queda de barreiras. Que retirem, em caráter provisório e emergencial – e com toda a segurança e amparo possível – quem quiser sair das áreas de risco para um local seguro e digno.

Além disso, como esse é um transtorno com data marcada, que acontece sempre nessa época, ano após ano, é necessário também que o poder público haja com maior inteligência para prevenir desastres. Inclusive, a bancada do PSOL na Câmara do Recife, composta pelos vereadores Ivan Moraes e Dani Portela, protocolou 40 requerimentos relacionados às chuvas, todos parte de uma ação chamada “Antes que Chova”.

Várias medidas poderiam ter sido tomadas para diminuir o impacto das chuvas. “Remoção de entulhos, limpeza de margens de canais, capinação de encostas, recuperação de muros de arrimo, colocação de telas, proteções, lonas, limpeza de canaletas de canais e tantas outras coisas precisam ser feitas para facilitar o escoamento da água, dando maior segurança à população para que a chuva não seja sinônimo de medo”, diz a vereadora Dani Portela.

Como a vida não pode esperar, a solidariedade de classe impulsiona as ações da Associação de Moradores de Três Carneiros Alto, que está coletando doações. Você pode colaborar financeiramente através do PIX (81) 9.8424.1848, em nome de Levi Costa.

 

*Ismael Feitosa é militante da Resistência/PSOL.

Marcado como:
chuvas / recife