Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

MUST organiza nova ocupação em Recife: nasce a Vila Jesualdo Campos!

Severino "Faustão", de Recife, PE

O MUST (Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem Teto) realizou mais uma ocupação no Recife (PE), no dia 1º de Maio, diante do enorme déficit habitacional, na ordem de 100 mil pessoas sem casa para morar, e grave crise sanitária, econômica e social que todos estamos vivenciando, com despejos por falta de pagamento do aluguel, por consequência do desemprego e redução de salários. Cerca de 200 famílias participam da ocupação, que fica em um terreno do governo do estado no Bairro da Imbiribeira.

O local recebeu o nome de Vila Jesualdo Campos, para homenagear todo o legado deste camarada, que morreu vítima da Covid-19, no mês de abril. Jesualdo foi mais um entre tantos que tombaram vítimas da política irresponsável deste governo Bolsonaro/Paulo Guedes que resolveu negar a Ciência e adotar o negacionismo. Com certeza, o camarada vai fazer muita falta, e o MUST continuará defendendo seu legado e seus ensinamentos, de luta e de solidariedade.

Jesualdo Campos era biólogo de formação, professor e um lutador exemplar, que em toda sua vida esteve ao lado dos trabalhadores. Ele esteve na linha de frente na construção da CUT (Central Única dos Trabalhadores), do PT, do SINPRO (Sindicato dos Professores da Rede Particular) no qual foi dirigente por muitos anos e também da CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento em Ensino). Após deixar o PT, esteve na linha de frente na construção do PSOL. Jesualdo era um comunista convicto, acreditava que só através da revolução socialista poderíamos mudar o mundo e derrotar este sistema excludente e opressor, o capitalismo.

Na luta por moradia

O MUST vem em luta diuturnamente por moradia, para atender a demanda de milhares de famílias que hoje no Recife não têm casa para morar. Nos últimos anos, a situação vem se agravando, sobretudo com a chegada da pandemia do coronavírus. Os governos federal, estadual e municipal vem tratando esta questão de forma irresponsável, ou seja, não fazem nada a não ser quando acontece uma tragédia, na qual moram muitas pessoas em áreas de risco.

O governo federal de Bolsonaro e Paulo Guedes extinguiu o programa Minha Casa Minha Vida, que não era a maravilha do mundo, mas trouxe para muitas pessoas o sonho de ter um teto para residir com as suas famílias. Porém, esses senhores tomaram a decisão de paralisar estas obras que estavam em andamento, com o falso argumento que, por conta da crise econômica mundial, não teria como continuar fazendo aporte nesse programa. Além disso, o governo do estado e o prefeito da cidade do Recife seguem a mesma linha.

Neste sentido, o MUST, vendo o grau de miserabilidade das pessoas, segue organizando centenas de trabalhadores junto com suas famílias para lutar exigindo dos governos que assumam as suas responsabilidades no sentido de construírem conjuntos habitacionais, pois todos têm o direito de ter um teto para morar, e esse é um dever do estado. Por isso seguimos na luta, reivindicando os nossos direitos.

Jesualdo Campos Presente!  Hoje e Sempre!

“A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”
(Karl Marx)

Marcado como:
Moradia / must / recife