Pular para o conteúdo
BRASIL

Margarete Martins, presente!

Professora da rede municipal de Niterói, com 55 anos, é mais uma vítima da Covid-19 e da política genocida do governo Bolsonaro. Margarete faleceu neste domingo, 09 de maio, após 10 dias entubada. Leia abaixo as mensagens de despedida, especialmente do seu sindicato, do qual ela integrou a direção e participou ativamente das lutas e greves pela educação pública e pelo direito à leitura.

Arquivo Sepe Niterói

Margareth serve refeição durante greve da educação, em frente à sede da Prefeitura de Niterói

Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão.
Paulo Freire
A professora Margarete Maria Martins entrou na Rede municipal de ensino no concurso de 1989.
Margarete foi dirigente do SEPE-Niterói. Construiu e dirigiu greves históricas da categoria. Uma companheira que passou a vida a defender a pluralidade de representação política no nosso sindicato. Sempre defendeu a voz da base da categoria nas decisões do Sepe-Niterói. Contribuiu diretamente para a construção do Conselho de Representantes de Base que fez história no nosso sindicato. No Conselho foram formados vári@s nov@s dirigentes e militantes do Sepe-Niterói. Margarete lutava aguerridamente pela organização e a voz da base no sindicato. Foi a voz marcante de inúmeras ações de solidariedade de classes entre nós. Margarete defendia os oprimidos, os sem teto e todos que passavam por necessidades imediatas de alimentos e todo tipo de necessidades básicas para a sobrevivência e dignidade humana.
Margarete sabia como ninguém reunir em um mesmo espaço inúmeras amigas e amigos para festejar e celebrar a vida. Compartilhava o pão inclusive com quem tinha as suas divergências políticas e com suas amigas e amigos ela conseguia nos convencer que a celebração da vida sempre deveria estar acima das nossas divergências (claro que ela também sabia como poucas pessoas se afastar para sempre de quem ela via que não havia mesmo nenhuma condição de unidade).
Aos amigos Margarete nunca deixava faltar a sua presença nos momentos mais tristes e também os mais felizes. Organizava todo tipo de encontros para promover e angariar recursos para as conquistas dos amigos. Sempre liderou as iniciativas de ajudas solidárias para tratamento de saúde dos amigos, para acolher as mulheres nas suas lutas, e todo tipo para ajuda para jovens e crianças e idosos necessitados.
Margarete foi exemplo de sensibilidade e de compromisso com os mais necessitados.
Foi uma professora aguerrida, criativa, comprometida com a democratização da educação e da cultura. Lutou aguerridamente por uma escola pública emancipadora e de qualidade para os filhos das classes populares.
Margarete foi coordenadora da Rede das Bibliotecas Populares Municipais de Niterói. Uma função que exerceu por três anos, com muita responsabilidade e dedicação. Coordenou uma equipe grande de profissionais e sempre lutou para que as Bibliotecas Populares tivessem o devido respeito e investimento por parte do governo. Exerceu sim uma função no nível central, mas nunca teve cargo comissionado. Trabalhava muito mais horas que sua função exigia. Promoveu vários encontros de formação e cuidou com muito esmero para que decretos e definições das Bibliotecas tivessem asseguradas as suas funções públicas como espaços educativos e de cultura geral. Nesses espaços Margarete muitas vezes foi dura com o governo e sempre incentivou seus companheiros de trabalho a exaltar e participar de todas as lutas do Sepe-Niterói. Foi na sua gestão que mais se discutiu a importância da representação das Bibliotecas nas instâncias do sindicato.
Nossa companheira foi muito feliz exercendo a sua função educativa. Por onde passou deixou a sua marca de muito compromisso e dedicação.
Sua história de generosidade ficará para sempre marcada em quem conviveu e militou com ela.
Nos deixou muito precocemente. Margarete tinha ainda tantos sonhos!
Ela nos fará imensa falta. Fará imensa falta aos seus alunos e colegas da Naei Vila Ipiranga.
A nossa solidariedade à família e a todos @s companheir@s de luta!
Vai Margarete, ao encontro da luz que sempre permeou os seus caminhos. Guardaremos para sempre tudo que aprendemos contigo.
Margarete, PRESENTE!
Margarete, SEMENTE!

SEPE Niterói (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação)


Que semana horrível! Um misto de aprender a usar a sua força para esperar você sair do hospital… Aquela fé inabalável que você sempre cultivou… Não deu, Cérebro! E como continuar sendo seu Pink e dominar o mundo sem você?
Não sou dada a textos deste tipo… Mas você foi muito gigante para caber na reserva da minha casa… Dentro de você sempre coube amorosidade… Uma solidariedade que não fazia distinção neste mundo tão doente e tão voltado para o próprio umbigo… É… Acho que ele não “tá bão”…
Minha amiga, nos encontramos no olhar… Minha vida de cabeça pra baixo, a luta da nossa rede no auge, eu vindo morar numa cidade estranha e com gente esquisita (vocês falam “italiano”)… Você me acolheu!
Era você que me organizava, enquanto eu me espalhava! Foi na sua mão que segurei na emergência (prometo que minha bolsa nunca mais será uma zona, já que nem o cartão do Plano de Saúde você conseguia achar)…
Estava no dia do nascimento da Sofia e nunca me perdoou por não ter furado a orelha dela lá para que saísse com os brinquinhos que você deu de presente…
Quando a minha garganta adoeceu, abriu as portas para que eu me realizasse profissionalmente em outro espaço… E a gente ainda tinha tanta coisa pra fazer juntas…
Quantas cervejas, quantas broncas, quantas feijoadas da Margô… Sempre havia uma causa que movimentava você… Alguém, mesmo que não fosse amigo próximo, sabia que encontraria na sua escuta e na sua ação coletiva, uma campanha que rapidamente se alastraria até a solução do problema…
A Educação Pública sempre foi um direito defendido por você de forma incansável! Escola pro filho do trabalhador tem que ser grande! E assim foi a sua passagem por cada espaço que ocupou nessa rede: tudo que fazia era grandioso! Deixou marcas da mesma forma gigantes!
“Vai pra Cuba” diziam os filhotes do Genocida…. E você foi! E como foi bom não, é?
Fica tranquila… Não há uma só pessoa que eu tenha falado hoje, para dar a pior e mais inacreditável notícia da minha vida, que não tenha dito: “Margarete me ajudou muito”…
Assim foi você! Missão cumprida!
Foi tudo muito rápido! Você vai embora por conta de um vírus para o qual já se tem vacina! Mas, infelizmente, esse genocida ainda anda por aí… Prometo que quando a gente puder ir pra rua novamente, usarei a camisa do ELE NÃO que você fez pra mim.
Minha amiga, nós fizemos muito barulho! A gente se disse tudo que precisava! OBRIGADA POR TER ME SIDO E ENSINADO TANTO!
Vá cantar Belo por aí! A gente segue aqui tentando botar esse mundo no lugar.
E FORA BOLSONARO! ESSE PESADELO VAI ACABAR!
Margarete Martins, PRESENTE PRA SEMPRE!
Renata Correa, professora da rede municipal de Niterói

 

NOTA DE PESAR
É com pesar e muita tristeza e pesar que damos adeus a Margarete Martins, que nos deixou hoje, dia 09 de maio, vítima da Covid-19. Sempre engajada na lutas em defesa da educação pública, foi uma liderança histórica na categoria de profissionais de educação de Niterói, tendo ajudado a formar várias gerações de ativistas. Margarete é mais uma lutadora que atravessa a linha da vida deixando um exemplo de resistência, determinação e luta.
Descanse em paz, sua luta é nossa luta e será sempre lembrada em nossos corações que tivemos o grande privilégio de conviver contigo nesse plano. MARGARETE PRESENTE. ??????
PSTU Niterói

Perdemos mais uma daquelas IMPRESCINDÍVEIS!
Margarete Martins, além de uma amiga querida, foi uma militante histórica do SEPE Niterói. Professora aprovada no primeiro concurso realizado na cidade, em 1989, sempre foi conhecida por sua dedicação à categoria dos profissionais de educação. Durante décadas foi atuante em defesa de direitos dos trabalhadores, esteve à frente de greves históricas que foram responsáveis pela conquista de muitos direitos hoje consolidados.
Margarete ajudou a construir o Conselho Político do nosso Mandato e sempre foi uma das mais atuantes conselheiras. Realizou dezenas de comícios domésticos e reuniões em sua casa, sempre acolhedora, com deliciosos lanches para toda a militância.
Estamos de luto! A perda é irreparável para todos os que lutam e sonham com uma sociedade realmente justa e igualitária! Margarete Martins, imprescindível!
Companheira Margarete Martins, PRESENTE!
Vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL)

Margarete Martins Presente!!
Em um período de tantas perdas registramos nosso profundo pesar com o falecimento da professora Margarete Martins. Educadora comprometida, teve longa trajetória de luta e dedicação à defesa da escola pública e à construção do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação). Juntos participamos de uma gestão na direção do Sepe Niterói e participamos ativamente da histórica greve da rede municipal de Educação em 2005. Nossa solidariedade à família e aos amigos.
Deputado estadual Flavio Serafini (PSOL)