Pular para o conteúdo
BRASIL

PSOL pede criação de comissão na Câmara para investigar chacina no Jacarezinho

A bancada do PSOL protocolou, nesta quinta-feira (6), um requerimento de criação de uma Comissão Externa na Câmara dos Deputados para acompanhar as investigações sobre a chacina do Jacarezinho. O pedido é assinado também pela deputada federal Benedita da Silva (PT).

Até o momento, são 25 mortes confirmadas em razão da “Operação Exceptis” da Polícia Civil do Rio de Janeiro na Favela do Jacarezinho, que contou com 200 policiais.

“Mais de 25 pessoas foram mortas pelo braço armado do Estado, que segue seu plano genocida. O governador do Rio e o Procurador Geral de Justiça do Estado precisam iniciar uma rigorosa investigação sobre a ação policial e nos dar uma reposta sobre essa barbárie. Não só a nós, mas às famílias, aos moradores, cidadãos e cidadãs do Rio”, disse Talíria Petrone, líder da bancada do PSOL na Câmara e parlamentar pelo Rio de Janeiro.

A bancada do PSOL na Câmara, em conjunto com os parlamentares do partido na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e a deputada federal Benedita da Silva, protocolou também ofícios endereçados ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e ao Procurador Geral de Justiça do estado, Luciano Oliveira Mattos de Souza, para cobrar investigações rigorosas sobre a chacina.

Os deputados do PSOL relembram que há decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2020, que proíbe operações policiais ostensivas nas favelas brasileiras, como a que aconteceu na favela da zona norte fluminense, enquanto durar a pandemia de Covid-19.