Pular para o conteúdo
BRASIL

Campanha de solidariedade de classe é lançada em Aracruz (ES)

Vinicius Machado*

Em Aracruz, no Espírito Santo, o Primeiro de Maio foi marcado por muita luta e solidariedade de classe, com o lançamento da Campanha Por uma Aracruz Sem Fome e por Fora Bolsonaro. Neste dia foi realizado um ato-live, debatendo a situação da classe trabalhadora do município, e foram entregues cestas básicas nos bairros Coqueiral, Nova Santa Cruz, Rio Preto, Sauê e Mar Azul.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a política criminosa do governo genocida de Bolsonaro, o principal responsável pelo aumento da pobreza, da extrema pobreza e da insegurança alimentar no Brasil.

Além disso, fará ações em defesa da volta do auxílio emergencial do governo federal no valor de R$ 600,00 até o fim da pandemia e cobrará do governador Renato Casagrande (PSB) e do prefeito Dr. Luiz Coutinho (Cidadania) a adoção de renda básica emergencial digna, bem como de políticas públicas efetivas de combate à fome e à insegurança alimentar e ações que favoreçam os pequenos comerciantes e pequenos produtores rurais. Atualmente a população conta com apenas um auxílio emergencial no valor de R$ 200 pago pelo governo estadual, com duração de três meses, e prestes a encerrar. Não há nenhum tipo de renda emergencial por parte da Prefeitura.

A campanha está em seu início e conta com uma ampla frente de movimentos e entidades. Além da militância da Resistência/PSOL ES, da Resistência Feminista ES e do coletivo Travessia, a iniciativa reúne Frente Povo Sem Medo, MST, PSOL, PT, PCdoB, Movimento Popular Nossa Aracruz, Circulo Palmarino, Coletivo de Mulheres Dona Astrogilda, Sindicomerciários, Primavera Socialista ES, Coletivo Educação Pela Base e a União Brasileira de Mulheres.

Neste momento, é muito importante a arrecadação de alimentos e doações. Quem puder contribuir com a nossa campanha, pode fazer de modo digital, de qualquer parte do país, através dos dados abaixo:

PICPAY: camilla.ferreira.paulino

Chave PIX: [email protected]

*Militante da Resistência/PSOL