Pular para o conteúdo
BRASIL

Vote a favor dos profissionais da Enfermagem, diga sim ao PL 2564/20

Por Enfermeiro Jonata Bruno*, de Recife, PE

Os profissionais da Enfermagem estão extremamente exaustos com a desvalorização da profissão e a sobrecarga de trabalho. Com baixíssimos salários, muitos necessitam de três ou até quatro empregos para sobreviver. Em Pernambuco, por exemplo, um profissional efetivo recebe o salário de R$ 774,00 mensais. É um desrespeito com quem dedica 24 horas ao lado do paciente, colocando sua vida em risco para oferecer a melhor assistência e cuidado a quem tanto precisa.

Difícil encontrar quem nunca tenha precisado dos cuidados de um profissional da Enfermagem, pois estes estão nas unidades básicas de saúde, nas emergências e urgências, nas clínicas, home care, na docência, entre outros. Inclusive, são os responsáveis pela vacinação da população contra a Covid-19. Mas eis a questão: quem cuida de quem cuida?

Pesquisas apontam um crescente adoecimento mental dos profissionais da Enfermagem. São submetidos a péssimas condições de trabalho, baixa remuneração e longa carga horária, o que resulta em afastamentos e comprometimento na vida destes. Ofertar melhores condições de trabalho é pensar na qualidade da prestação dos serviços de saúde, é pensar na valorização de quem sempre esteve na linha de frente. 

A PL 2564/2020, que institui o Piso Salarial Nacional e jornada semanal de 30 horas está em consulta pública no site do Senado. A sociedade pode votar e mostrar aos senadores que está do lado dos profissionais da Enfermagem. Já somamos mais de 700 mil votos favoráveis e podemos mostrar ainda mais força.

Até então, são 41 senadores apoiando a nossa causa. É urgente que o projeto de lei seja pautado no Senado e aprovado. Profissionais da Enfermagem exigem valorização, reconhecimento e condições mínimas para exercer uma função que é tão essencial!

A hora do reconhecimento é agora, votando e aprovando nossa PL 2564/20. Agradecemos os aplausos, mas precisamos de mais que isso. Precisamos de qualidade de vida.

Vote no site do Senado.

*Jonata Bruno é da da Resistência/PSOL de Pernambuco