Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Cresce a luta por moradia em Recife

MUST realiza três ocupações durante a pandemia e pede apoio e solidariedade

Severino Nascimento (Faustão) e Pantaleão*, de Recife, PE

A realidade imposta pelo estado capitalista às pessoas já era terrível e piorou assustadoramente durante a pandemia. O Recife hoje tem um déficit habitacional na ordem de 100 mil pessoas que não têm casa própria para morar e sobrevivem nas piores condições possíveis e muitas delas em área de risco. Para além disso, temos o desemprego que é outro elemento importante neste contexto. O MUST (Movimento Unido dos Sem Teto) foi criado em 1996 na cidade do Recife, por pessoas que vivem morando de baixo das marquises, pontes e morros da nossa cidade por uma necessidade de sobrevivência.

Hoje, com a crise sanitária do COVID-19, que atinge o mundo de forma brutal, o MUST, mesmo com essas adversidades, não parou de lutar por moradia e fizemos três ocupações, a saber: Vila Icauã Rodrigues, no Bairro da Caxangá; Tijolinhos, defronte ao Aeroporto do Recife; e Vila Zumbi, na cidade de Camaragibe, que agrupa cerca de 400 famílias. Frente a tudo isso, as dificuldades só aumentaram, sobretudo, com as medidas restritivas decretadas pelas autoridades sanitárias, que nos impede de termos outras ações no sentido de fortalecer a nossa luta.

Importante salientar que a liderança do MUST tem vários militantes da Resistência, corrente interna do PSOL. Sabemos do nosso papel e da importância da luta por moradia, da luta pela sobrevivência e dignidade, pois se trata de um direito, inclusive constitucional, de ter um lugar digno onde possamos morar com nossas famílias. Portanto, esta é a nossa bandeira, lutar por moradia digna para todos e que os gestores públicos assumam as suas responsabilidades perante esse direito.

A grande falácia dos governos é dizer que não tem orçamento para investir em programas sociais, em especial na construção de conjuntos habitacionais populares. Existe uma contradição neste argumento levantado pelos governos, pois na votação do orçamento federal, eles aprovaram o teto de gastos, medida que, na prática, significa a redução drástica no orçamento público. Além de afetar a área da saúde, educação, também reduziu drasticamente o investimento em habitação. O programa Minha Casa Minha Vida não era um programa dos sonhos, mas cumpriu um papel importante, porque além de gerar empregos, facilitou um número expressivo de pessoas de baixa renda ter o acesso a casa própria. Hoje, este programa foi extinto por Bolsonaro.

Para nós, que militamos no movimento popular, temos clareza do momento conjuntural, que tornou mais difícil a luta para todos nós. Isso é o capitalismo, que não tem nada a oferecer para os trabalhadores, a não ser sofrimento, dor e a barbárie. Continuemos na luta, pois ela é a única saída para nossos problemas.

E, para seguir, pedimos as organizações operárias e populares, sindicatos, movimentos sociais apoio político e material para seguirmos na luta pela resistência e sobrevivência tão importante para a classe trabalhadora, para os oprimidos e explorados.

“A emancipação da classe trabalhadora será obra da própria classe trabalhadora”
(Karl Marx)

Viva A luta dos sem Teto!
Viva o MUST!

*Militantes da Resistência-PSOL e da Coordenação do MUST

Marcado como:
Moradia / must / recife