Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

35º Encontro Estadual do MST SC

Francisco Machado*, de Florianópolis, SC
MST – SC

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, aconteceu o 35º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Santa Catarina. No evento, que contou com presença de assentamentos de todas as regiões do estado, além de lideranças nacionais do movimento e diversas entidades e organizações amigas, discutiu-se a conjuntura nacional e estadual, reforçando a necessidade da unidade da esquerda para o enfrentamento aos governos Bolsonaro e Moisés. Ainda, com belos espaços de mística, o encontro facilitou o debate sobre o trabalho de base do movimento e reforçou as ações de solidariedade, tão características do MST.

Os trabalhadores do campo vêm sofrendo ataques sistemáticos, como o sucateamento do Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e o fim do auxílio emergencial, o que contribui para a reentrada do Brasil no mapa da fome. Apesar de tudo, o MST e demais movimentos do campo foram exemplo de atuação durante a pandemia, garantindo diversas ações de doação de alimentos no estado e no país.

Mesmo com a impossibilidade de realizar o encontro de forma presencial, o Movimento garantiu sua realização online, formando e organizando os lutadores do campo de Santa Catarina. Os ataques de Moisés e Bolsonaro não irão cessar, mas os trabalhadores estão prontos e com a disposição renovada para resistir e contra-atacar.

Viva o MST!
Viva a luta camponesa!
Fora Bolsonaro!

*Francisco Machado é militante do Afronte! Florianópolis

Marcado como:
florianópolis / mst