Moradia é direito: solidariedade à ocupação do Buracanã

Afronte

O Afronte tem, na última semana, participado de campanhas de solidariedade na ocupação do Buracanã, na região da favela Jardim São Remo, Zona Oeste de São Paulo. Entendemos que o direito à moradia vem sendo gravemente ameaçado com o agravamento das desigualdades sociais a partir da pandemia do Coronavírus. Muitas famílias, em 2020, perderam empregos e o acesso a direitos como o Bolsa Família e até mesmo o auxílio emergencial, que deveria dar um suporte mínimo a milhares de famílias brasileiras. O descaso do governo Doria e Bolsonaro com a população está não somente no campo da saúde, mas também em um total abandono que afeta a alimentação, moradia e emprego de milhões.

A partir dos nossos Centros Acadêmicos na USP, movimentamos doações de alimentos, materiais e valores em dinheiro. Neste domingo, realizamos a primeira leva de doações, a partir da compra de alimentos. Além disso, contribuímos para o cadastramento dos moradores da ocupação. Por isso, ressaltamos que é de suma importância a participação nessas campanhas, seja pela doação direta de materiais e alimentos ou a partir de doações em dinheiro.

A partir da Bancada Feminista do PSOL, estivemos desde os primeiros dias da ocupação apoiando a mobilização dos moradores, acompanhando as negociações com a prefeitura e a USP.

O direito à moradia inclui o acesso ao que se chama de segurança da posse, que diz respeito ao direito de todas as pessoas de morarem sem o medo de sofrer remoção, ameaças indevidas ou inesperadas. A ocupação da São Remo está sofrendo ameaças de reintegração de posse, ferindo diretamente essa garantia. Além disso, é papel do Estado garantir condições sanitárias básicas ao local, o que não tem sido observado, uma vez que o local tem sido alvo de despejos de lixo, colocando os moradores em perigo, já que tem sido cada vez mais frequente encontrarem escorpiões e ratos no local.

Por isso, nós do Afronte apoiamos a luta dos moradores da ocupação, uma forma legítima de resistência e de garantir os direitos básicos negados pelo Estado burguês. Lutamos por uma sociedade livre das amarras de exploração e de sujeição ao Capital e por isso dizemos que é urgente um mundo novo!

Convidamos todos a se somarem nesta luta. É possível fazer doações em dinheiro a partir do pix: 970680035 e, caso queriam entrar em contato para visitar a ocupação, ajudar, ou tirar qualquer dúvida, podem entrar em contato com a gente no instagram @afronte.sp!