Esquerda online convida tod@s para curso de verão ‘De Smith a Marx’

Da Redação

“De Smith a Marx: uma introdução”
Curso de verão sobre o Pensamento Econômico

Entendendo a importância da formação teórica e política, o EsquerdaOnline tem a alegria de anunciar um curso de férias para tod@s interessad@s sobre o pensamento econômico clássico. Em formato podcast e aula-live, durante 10 semanas discutiremos capítulos selecionados das obras magnas de Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx.

Ao se inscreverem no curso, que se inicia em 10 de fevereiro, os interessados receberão semanalmente em seu e-mail uma aula-podcast e indicações de materiais, além de um e-book exclusivo sobre o tema. Também poderão participar de uma aula-live exclusiva sobre os tópicos abordados e para tirar dúvidas. O curso é totalmente gratuito e emitirá certificado para seus participantes e será ministrado pelo professor da Faculdade de Economia da UFF, Eduardo Sá Barreto, que possui importantes publicações sobre a questão ambiental e climática, como o livro “O capital na estufa: para a crítica da economia das mudanças climáticas”, entre outros artigos publicados no EsquerdaOnline. Confira, em especial, o dossiê “Capitalismo, meio ambiente e pandemias”.

No curso, veremos em Adam Smith a primeira tentativa sistemática de fundar a explicação do valor no trabalho. Em sua reflexão a respeito da riqueza das nações, abordaremos temas como a divisão do trabalho, mercado, dinheiro e acumulação de capital. Em Ricardo, encontraremos um discípulo crítico de Smith, que elabora argumentos originais para a renda da terra, o comércio exterior e a maquinaria que são utilizados até hoje (embora de maneira bastante mutilada e vulgarizada) em defesa de um liberalismo comercial. Com Marx, não temos um representante da economia política clássica, como os outros dois. Temos um crítico da economia política, que faz o que os dois economistas burgueses jamais poderiam ter feito: ele desnuda sem pudor as contradições da sociedade capitalista e demonstra a necessidade de sua superação. Veremos os primeiros passos desse esforço, passando pela discussão do valor, do fetichismo da mercadoria e do mais-valor (mais-valia).

Aproveite esse verão para aprofundar seus estudos e conhecimentos sobre o pensamento econômico clássico

Inscreva-se!

Link para inscrição: Curso de Verão Esquerda Online