Pular para o conteúdo
BRASIL

Tallia toma posse em Juiz de Fora (MG) e dá visibilidade às causas LGBTQIA+

Assessoria do Mandato
Divulgação

As fortes chuvas que caíram na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, neste domingo, trouxeram muitos transtornos para a posse das vereadoras e dos vereadores eleitos na cidade e também da prefeita Margarida Salomão (PT). Sem energia elétrica, a transmissão da sessão não pode ser feita pelo canal do YouTube e teve atrasos na JFTV Câmara. Tallia fez a transmissão pelas suas redes sociais, possibilitando à militância do PSOL acompanhar a posse da primeira vereadora eleita pelo Partido naquele município.

Tallia obteve 2.948 votos e fez história na cidade. A Câmara de Vereadores de Juiz de Fora tem 19 membros e, nessa eleição, quatro mulheres foram eleitas, uma novidade importante. Ainda que mantida a sub-representação das mulheres, foi a maior bancada feminina eleita na história da cidade.

Também a escolha para a prefeitura trouxe novidades. Margarida Salomão, a candidata eleita, foi a primeira mulher a ocupar a reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora pelo voto direto e também a primeira deputada federal eleita na região. Tornou-se agora, também, a primeira mulher eleita prefeita do município. Em seu discurso destacou a luta das mulheres e as dificuldades enfrentadas numa sociedade marcadamente discriminatória.

Tallia Sobral Nunes é professora do ensino fundamental, capoeirista, feminista e ativista LGBTQIA+. Nas eleições de 2018 foi candidata a deputada estadual pelo PSOL, obtendo 3.408 votos.

Câmara deve ser palco de disputa com segmentos conservadores

O mandato de Tallia estará fortemente vinculado aos movimentos de mulheres, LGBTQIA+, da cultura e de negros e negras da cidade. Será porta voz das lutas em defesa da educação e dos direitos dos trabalhadores.

Assim como em outras Câmaras país afora, em Juiz de Fora foram eleitos representantes de segmentos de ultradireita, como o vereador Sargento Mello Casal (PTB), que compareceu à cerimonia de posse trajando uniforme de gala militar e tem como slogan “segurança é o alvo”.

Tallia, por sua vez, usou uma vestimenta em que se destacava a sua blusa com as cores do movimento LGBTQIA+, o que acabou significando um importante contraponto aos setores mais conservadores da Câmara.

Na segunda-feira, dia 04 de janeiro, começam oficialmente os trabalhos legislativos e no dia seguinte serão eleitas as comissões de trabalho. O mandato de Tallia priorizará a participação nas Comissões de Direitos Humanos, Mulheres e Educação (que engloba ainda esporte, lazer, cultura e turismo).

Em entrevista, Tallia afirmou “Queremos que as vozes dos movimentos sociais, dos trabalhadores e dos setores oprimidos sejam ecoadas dentro da Câmara. Chega de retrocesso! Que venham os ventos da esperança e a força coletiva de transformação!”

 

Confira o primeiro discurso de Tallia na Câmara