Pular para o conteúdo
BRASIL

Bancada Feminista do PSOL realiza protesto durante a posse do mandato coletivo

Bancada Feminista
Covereadores seguram cartazes, formando a frase: Vacina para todes já!
Divulgação

As cinco covereadoras eleitas pela Bancada Feminista do PSOL realizaram um protesto durante a posse de seu mandato coletivo nesta sexta (1), na Câmara Municipal de São Paulo. Durante a cerimônia, Silvia Ferraro, Paula Nunes, Carolina Iara, Dafne Sena e Natália Chaves quebraram a tradição da casa e realizaram sua posse carregando cartazes com diversos posicionamentos políticos e reivindicações.

Eleitas a partir de uma plataforma política ampla, representada pela ideia do “feminismo para os 99%”, as covereadoras seguraram os cartazes pedindo vacina para todas as pessoas, valorização da educação pública, garantia de direitos para a população LGBTQIA+ e justiça socioambiental. Além disso, criticam o aumento do salario do Prefeito, do vice e dos secretários, relembram a luta de Marielle Franco e levantam a bandeira “vidas negras importam”, presente nos protestos dos movimentos negros.

Com 46.267 votos, a Bancada Feminista do PSOL foi o mandato coletivo eleito mais bem votado do país, sendo o sétimo da cidade de São Paulo. Além de ser composto por cinco covereadoras, sua plataforma política apresentada na candidatura foi construída em plenárias virtuais abertas, que contou com a participação de mais de mil pessoas.

O manifesto da candidatura, que guia sua leitura da realidade e apresenta os eixos norteadores de suas propostas, foi assinado por grandes personalidades de todo o país, como Guilherme Boulos, Luiza Erundina, Sônia Guajajara, Daniel Cara, Marcelo Freixo, Rita Von Hunty, Gregório Duvivier e Jupiara Castro.

Já como covereadoras empossadas, a Bancada Feminista do PSOL pretende seguir ampliando a participação popular tanto nos espaços institucionais da Câmara como nas próprias decisões do mandato.

“Somos fruto de muitas lutas, de diversos movimentos sociais. Agora como covereadoras, queremos levar as vozes de todos esses movimentos para a Câmara Municipal, sendo intransigentes na defesa dos direitos da população, em especial das mulheres, negras e negros, LGBTQIA+”, afirma Paula Nunes.

A covereadora Silvia Ferraro complementa que a Bancada Feminista do PSOL será uma oposição ferrenha a Bruno Covas e apresentará diversas propostas apresentadas por Guilherme Boulos e Luiza Erundina, candidatos à Prefeitura pelo partido. O ano começou já com as notícias de aumento de salário do prefeito, corte na gratuidade nos transportes para os idosos e muitas incertezas quanto à vacinação da população. “Não aceitaremos que a desigualdade social siga sendo o tom das políticas na cidade”, conclui Carolina Iara.

Veja o que estava escrito nos cartazes das covereadoras:

“Vacina para todes já”
“Aumento para o prefeito não. Queremos dinheiro para a educação pública”
“Marielle Vive em nossas lutas. Não seremos interrompidas”
“Vidas negras importam. Justiça para os 9 de Paraisópolis”
“Justiça socioambiental: água limpa, comida sem veneno e moradia digna para todos”
“Travesti não é bagunça. Por emprego, saúde e proteção à vida LGBTQIA+”