Pular para o conteúdo
BRASIL

Empresário bolsonarista de Campina Grande agride criança negra e quase é linchado

Dono de Restaurante agrediu criança que vendia balas em seu estabelecimento, provocando a ira da população

Ivone Agra Brandão* e Sizenando Leal Cruz**, de Campina Grande, PB
Três cenas na imagem: Frente de uma loja tomada por pessoas, um menino, não identificável, com máscara e com a orelha em destaque, que teria sido machucada; imagem do empresário, com uma legenda contando a agressão
Reprodução / Redes sociais

População foi para a frente do estabelecimento em solidariedade à criança. À direita, imagem que circulou em redes sociais da cidade

O empresário Luiz Manoel Medeiros Costa, conhecido como “Luiz do Malibu”, dono do restaurante Malibu, no centro de Campina Grande, agrediu com um tapa e puxões de orelhas, uma criança de 8 anos, negra e muito pobre, que vendia balas no interior do restaurante, acompanhado de outra criança. A agressão ocorreu nesta segunda-feira, 21 de dezembro, por volta das 14 horas. Ao tomar conhecimento que uma criança estava sendo covardemente agredida, varias pessoas que se encontravam nas proximidades se deslocaram para a frente do restaurante demonstrando muita revolta. A policia que estava próximo ao local impediu que o empresário fosse linchado.

Vídeos gravados no local mostram a criança brutalmente agredida chorando com as dores do tapa, dos puxões nas orelhas e da humilhação provocada.

Enquanto o empresário era autuado por lesão corporal e em seguida liberado depois de assinar um termo de compromisso, a criança era levada para o IPC (Instituto de Polícia Científica) para fazer exame de corpo delito.  Como sempre acontece, a lei e a polícia são muito boazinhas com agressores contra crianças pobres e negras e contra homens e mulheres que não fazem parte do círculo do poder. Se a agressão fosse ao contrário, de um pobre contra o filho de um burguês, mesmo que a agressão fosse mínima, a esta hora estaria preso. 

O empresário Luiz do Malibu é um conhecido bolsonarista de carteirinha, disseminador de ódio contra a esquerda e organizações populares. Também é reincidente, pois foi acusado de crime de honra e de estelionato

Infelizmente, essa agressão contra uma criança que enfrenta a dura realidade da pobreza e do descaso governamental não é um caso isolado. No Brasil, o sistema capitalista condena milhões de pessoas à miséria e à discriminação e, na pandemia, o trabalho infantil e os ataques racistas e aos direitos de crianças e adolescentes só aumentaram. Segundo o IBGE, em 2019, 66,1% das 1,8 milhão de crianças e adolescentes submetidas ao trabalho infantil eram pretos e pardos, o que mostra o racismo estrutural no país. Com a pandemia e o fim do auxílio emergencial, esse drama deve aumentar ainda mais.

Esperamos que o empresário “Luiz do Malibu”, seguidor do fascista Bolsonaro, seja punido por esse grave crime de agressão.  

Campina Grande, 21 de dezembro de 2020.

 

* Ivone Agra Brandão é Secretária Geral do PSOL/Campina Grande e militante da Resistência/PSOL
** Sizenando Leal Cruz é Vice-presidente do PSOL/Campina Grande e militante da Resistência/PSOL