Empresário bolsonarista de Campina Grande agride criança negra e quase é linchado
Dono de Restaurante agrediu criança que vendia balas em seu estabelecimento, provocando a ira da população
Publicado em: 23 de dezembro de 2020
O empresário Luiz Manoel Medeiros Costa, conhecido como “Luiz do Malibu”, dono do restaurante Malibu, no centro de Campina Grande, agrediu com um tapa e puxões de orelhas, uma criança de 8 anos, negra e muito pobre, que vendia balas no interior do restaurante, acompanhado de outra criança. A agressão ocorreu nesta segunda-feira, 21 de dezembro, por volta das 14 horas. Ao tomar conhecimento que uma criança estava sendo covardemente agredida, varias pessoas que se encontravam nas proximidades se deslocaram para a frente do restaurante demonstrando muita revolta. A policia que estava próximo ao local impediu que o empresário fosse linchado.
Vídeos gravados no local mostram a criança brutalmente agredida chorando com as dores do tapa, dos puxões nas orelhas e da humilhação provocada.
Enquanto o empresário era autuado por lesão corporal e em seguida liberado depois de assinar um termo de compromisso, a criança era levada para o IPC (Instituto de Polícia Científica) para fazer exame de corpo delito. Como sempre acontece, a lei e a polícia são muito boazinhas com agressores contra crianças pobres e negras e contra homens e mulheres que não fazem parte do círculo do poder. Se a agressão fosse ao contrário, de um pobre contra o filho de um burguês, mesmo que a agressão fosse mínima, a esta hora estaria preso.
O empresário Luiz do Malibu é um conhecido bolsonarista de carteirinha, disseminador de ódio contra a esquerda e organizações populares. Também é reincidente, pois foi acusado de crime de honra e de estelionato
Infelizmente, essa agressão contra uma criança que enfrenta a dura realidade da pobreza e do descaso governamental não é um caso isolado. No Brasil, o sistema capitalista condena milhões de pessoas à miséria e à discriminação e, na pandemia, o trabalho infantil e os ataques racistas e aos direitos de crianças e adolescentes só aumentaram. Segundo o IBGE, em 2019, 66,1% das 1,8 milhão de crianças e adolescentes submetidas ao trabalho infantil eram pretos e pardos, o que mostra o racismo estrutural no país. Com a pandemia e o fim do auxílio emergencial, esse drama deve aumentar ainda mais.
Esperamos que o empresário “Luiz do Malibu”, seguidor do fascista Bolsonaro, seja punido por esse grave crime de agressão.
Campina Grande, 21 de dezembro de 2020.
* Ivone Agra Brandão é Secretária Geral do PSOL/Campina Grande e militante da Resistência/PSOL
** Sizenando Leal Cruz é Vice-presidente do PSOL/Campina Grande e militante da Resistência/PSOL
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo