Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Leia a nota das Mulheres do PSOL sobre a luta pelo aborto legal na Argentina

Setorial Nacional de Mulheres do PSOL
instagram.com/mujeresxmujeres/

Avança a luta das mulheres na América Latina!

Desde 2018 milhares de mulheres argentinas tomam as ruas em luta pelo direito de decidirem sobre seus corpos. A legalização do aborto é uma pauta histórica do movimento de mulheres, e, assim como no Brasil, na Argentina o procedimento é permitido apenas em algumas situações, como em caso de estupro.

As mulheres argentinas, que vêm dando exemplo de mobilização, com muita luta e pressão conseguiram que o presidente Alberto Fernandéz assumisse o compromisso de levar adiante o projeto pela legalização do aborto no país. Em 2018, projeto semelhante havia sido aprovado na Câmara e rejeitado no Senado, ainda sob o governo de Maurício Macri.

A luta pela legalização do aborto é a luta pelo direito à vida. Seja na Argentina, seja no Brasil, milhares de mulheres morrem anualmente ao tentarem realizar abortos clandestinos. É preciso que o Brasil se espelhe no país vizinho e destine ao tema da legalização do aborto o olhar da saúde pública, do direito sobre os corpos e do direito à vida das mulheres. Os métodos contraceptivos não devem ficar apenas sob a responsabilidade das mulheres e o tema da legalização também perpassa por esse viés.

Ao exigir que os casos de aborto passem pelo sistema de saúde, se está garantido que aquela mulher fará uma escolha consciente, inclusive, sabendo como poderá receber auxílio para levar a gestação adiante, caso seja de sua vontade.

Junto ao projeto de legalização do aborto, a Argentina pretende aprovar projeto que amplia o auxílio à maternidade e o acompanhamento do Estado para as crianças até 3 anos.

Se trata de preocupação integral com a saúde da mulher e da gestante. Nada disso seria possível sem uma campanha permanente e de muita força do movimento de mulheres, que deve seguir mobilizado, uma vez que o projeto ainda necessita ser aprovado na Câmara e no Senado. Aqui do Brasil nos solidarizamos com a luta das mulheres argentinas e esperamos conseguir avançar no debate com a população brasileira e no Congresso Nacional sobre um tema tão relevante à saúde pública e tão caro para nós brasileiras e que diz respeito à nossa saúde e nossa vida.

A luta das mulheres muda o mundo.

Setorial Nacional de Mulheres do PSOL
10 de dezembro de 2020