Pular para o conteúdo
BRASIL

PSOL cresce 50% nas Câmaras Municipais das capitais em todo o Brasil

Reprodução/PSOL

Nas eleições municipais deste ano, que tiveram seu primeiro turno no último domingo (15), o PSOL aumentou em 50% o número de mandatos parlamentares eleitos para as Câmaras Municipais de todas as capitais brasileiras. Em 2016, o PSOL elegeu 22 vereadores e vereadoras nas 26 capitais do país. Este número saltou para 33 nas eleições deste ano.

As capitais que mais tiveram parlamentares eleitos do PSOL foram Rio de Janeiro, que subiu de 6 para 7 vereadores eleitos pelo partido, e São Paulo, que triplicou a bancada do PSOL – de 2 para 6 vereadores eleitos em 2020 -.

O PSOL também fez história e elegeu Linda Brasil como a mais votada para a Câmara Municipal de Aracaju (SE), com 5.773, além de Érika Hilton como a 6ª mais votada da cidade de São Paulo, com 50.508 votos. Serão as duas primeiras mulheres trans em Câmaras Municipais das capitais brasileiras.

Dos 33 mandatos eleitos pelo PSOL nas capitais, foram 17 mulheres e 16 homens. Além disso, foram 13 pessoas negras eleitas, 5 mandatos coletivos, além das duas primeiras vereadoras trans em capitais brasileiras.

Veja a lista de mandatos eleitos pelo PSOL nas capitais nesta eleição de 2020:

Nordeste

Aracaju (SE) – Linda Brasil
Fortaleza (CE) – Gabriel Aguiar e Adriana do Nossa Cara
Natal (RN) – Robério Paulino
Recife (PE) – Dani Portela e Ivan Moraes
Salvador (BA) – Laina Pretas por Salvador

Sudeste

Belo Horizonte (MG) – Iza Lourença e Bella Gonçalves
Rio de Janeiro (RJ) – Tarcísio Motta, Chico Alencar, Mônica Benício, Paulo Pinheiro, Thaís Ferreira, William Siri e Dr. Marcos Paulo
São Paulo (SP) – Érika Hilton, Sílvia da Bancada Feminista, Luana Alves, Celso Giannazi, Toninho Vespoli e Elaine do Quilombo Periférico
Vitória (ES) – Camila Valadão

Norte

Belém (PA) – Vivi Reis, Lívia Duarte e Fernando Carneiro

Sul

Florianópolis (SC) – Marquito, Afrânio Boppré e Cíntia da Coletiva Bem Viver
Porto Alegre (RS) – Karen Santos, Pedro Ruas, Matheus Gomes e Roberto Robaina

Publicado originalmente em: https://psol50.org.br/psol-cresce-50-nas-camaras-municipais-das-capitais-em-todo-o-brasil/

Marcado como:
eleições 2020 / psol