Pular para o conteúdo
Especiais

Portugal: nota de apoio às candidaturas do PSOL nas eleições municipais

Semear o Futuro, Portugal
Reprodução

A primeira volta das eleições municipais no Brasil realizam-se a 15 de Novembro. Dado o contexto em que se encontra o país, em que o governo tem na sua liderança um neofascista, e a existência de uma crise sanitária que se transformou em económica e social, estas eleições ganham uma importância particular.

Se é verdade que a derrota da extrema direita, que hoje governa o país e a conquista das mudanças estruturais necessárias só virão com a ampliação da organização e das mobilizações da classe trabalhadora e seus sectores oprimidos, com a defesa da aplicação de um programa de ruptura com o sistema capitalista, que tem colocado cada vez mais em risco a humanidade e o meio ambiente; também é verdade que o terreno eleitoral pode e deve ser utilizado pela esquerda para acentuar o desgaste, mesmo que lento, que Bolsonaro tem vindo a sofrer durante o ano de 2020.

É com ânimo que o colectivo “Semear o Futuro”, de Portugal, apoia as candidaturas do PSOL. Estas cumprem o papel importante de combater as candidaturas do neofascismo, da direita e de superar a já experimentada saída de conciliação de classes, fortalecendo assim uma nova alternativa política de esquerda.

Saudamos em especial as candidaturas da Resistência, corrente interna do PSOL, às camaras municipais como é o caso da Anna Karina (Fortaleza), Bancada Feminista do PSOL (São Paulo), Iza (Belo Horizonte) e Matheus Gomes (Porto Alegre).

Destacamos a candidatura de Boulos e Erundina à perfeitura São Paulo. Esta candidatura está a gerar entusiasmo na periferia e em toda a cidade de São Paulo, o que demonstra a sua ligação às lutas e mobilizações. De Portugal acompanhamos e estamos também entusiasmados com a possibilidade de Boulos e Erundina chegarem ao 2ºturno. Nos últimos anos, a situação política no Brasil tem sido muito desfavorável para a classe trabalhadora, sobretudo para os seus sectores oprimidos. Por isso, é preciso virar o jogo no Brasil e a candidatura de Boulos e Erundina em São Paulo pode ser o embrião desse processo.

Publicado originalmente em: https://semearofuturo.com/2020/11/06/nota-de-apoio-as-candidaturas-do-psol-nas-eleicoes-municipais/