Pular para o conteúdo
Especiais

Russomanno processa Bancada Feminista do PSOL

Mídia Ninja

A coligação Aliança por São Paulo (Republicanos e PTB), representada por Celso Russomanno e Francisco Jardiel da Silva, entrou com uma representação eleitoral contra a Bancada Feminista do PSOL, candidatura coletiva para a Câmara de Vereadores de São Paulo, solicitando aplicação de multa e suspensão de publicações impulsionadas nas redes sociais.

O candidato do Republicanos à Prefeitura de São Paulo argumenta que a Bancada Feminista teria divulgado, com uso de ferramentas de impulsionamento, “diversas propagandas negativas em face do representante”, além de propaganda eleitoral do candidato a prefeito da mesma coligação da Bancada Feminista, Guilherme Boulos.

De acordo com a cocandidata Silvia Ferraro, representada na ação, a medida é uma tentativa de silenciar uma candidatura feminista. “Somos uma chapa coletiva composta por cinco mulheres que têm pautado a luta contra o conservadorismo como eixo. São Paulo tem Celso Russomanno como o principal representante dessa pauta e, por isso, quer nos calar. Não abriremos mão de falar da luta das mulheres e do feminismo”.

A também cocandidata pela Bancada Feminista do PSOL e advogada Paula Nunes argumentou que o pedido fere o processo democrático. “Russomanno não aceita o contraditório e a livre manifestação de ideais na eleição. Com pouco espaço de debate, as redes sociais têm sido um dos principais meios para nos posicionarmos. Não vamos abrir mão da liberdade de expressão e de fazer a discussão ampla com a população de São Paulo”, argumenta.

Na ação, Russomanno pede concessão de tutela de urgência para que tenha suspensão definitiva do impulsionamento das publicações citadas. Ainda, aplicação de multa prevista no §2º do art. 57-C da Lei 9.504/97.

Nesta quinta-feira (5), o Juiz Eleitoral Emílio Migliano Neto negou a tutela de urgência e decidiu que os requeridos devem apresentar defesa no prazo legal de dois dias e após, manifestação do Ministério Público, para que sejam conclusas as deliberações.

A representação de Russomanno com pedido de liminar foi protocolada no dia em que a Bancada Feminista do PSOL organizou manifestação em repúdio à decisão judicial do caso de estupro de Mariana Ferrer e na véspera da manifestação organizada por movimentos feministas sobre o caso, que acontecerá no domingo (8). Silvia Ferraro acredita haver ligação entre os fatos. “Essa tentativa de censura não vai nos calar. Ele ainda vai entender que para nós feministas, mexeu com uma mexeu com todas”, disse.

A Bancada Feminista está impulsionando abaixo-assinado em defesa da liberdade de expressão e contra a tentativa de censura de Russomanno. Para assinar, clique aqui: https://bancadafeministapsol.com.br/abaixoassinadorussomanno-2/

Visite a página da Bancada Feminista no Facebook
Acesse o site da Bancada Feminista