Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Eleições para o ANDES-SN: é preciso preservar o sindicato na trincheira da independência de classe

Sonia Lucio R. de Lima, do Rio de Janeiro, RJ

As eleições para a diretoria do ANDES-SN se realizarão nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, em formato telepresencial. Duas chapas concorrem à eleição: a chapa 1 – UNIDADE PARA LUTAR: em defesa da educação pública e das liberdades democráticas, e a chapa 2 – RENOVA ANDES.

As chapas que disputam esta eleição expressam trajetórias e perspectivas políticas distintas e profundamente divergentes em relação à compreensão do papel do ANDES-SN e das formas de construção do sindical nacional. A chapa 1 representa a continuidade do trabalho desenvolvido pelas últimas diretorias aliado a um esforço de envolvimento de professores e professoras que entraram nos últimos anos nas universidades publicas. É composta por militantes que defendem os princípios do ANDES-SN – sua autonomia, democracia interna, independência de classe e combatividade, tornando-o referência nacional e internacional na defesa da Educação pública e gratuita. Mesmo quando sob ataque do governo de conciliação de classes, como na criação de um sindicato cartorial para destruir o ANDES-SN em 2008, grande parte da militância soube preservar o sindicato e não sucumbir às pressões para rebaixar os seus direitos.

A CHAPA 1 defende a autonomia frente às reitorias e aos governos, a radical democracia interna e reafirma a necessidade unidade para enfrentar a ofensiva ultraliberal e neofascista, mas considera um erro diluir as entidades e organizações dos trabalhadores/as em frentes amplas ditas democráticas, porém hostis aos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores. Essa posição é um dos principais diferenciais das chapas em disputa. Diferencial este, que se torna ainda mais importante em um contexto de ameaça fascista, no qual a defesa dos interesses da categoria e da universidade pública precisa estar articulada à luta mais ampla na defesa das liberdades democráticas e por direitos sociais.

Quem está nas ruas e nas lutas deste país sabe que a contribuição do ANDES-SN para a construção de fóruns e ações coletivas, unitárias e massivas, que aglutinam os sindicatos, os movimentos estudantis e populares para enfrentar os ataques de governos e patrões tem sido determinante. Ilustra essa disposição o papel que o ANDES desempenhou na organização do TSUNAMI da Educação. Por essa razão, a preservação desta sindicato no campo da trincheira de classe é uma tarefa imprescindível!

Para seguir neste caminho independente de partidos, reitorias e governos de plantão, voto com orgulho na Chapa 1.

Marcado como:
Andes / universidades