PSOL exige explicações da interferência do governo brasileiro na repressão de movimentos sociais no Chile
Publicado em: 14 de outubro de 2020
Nesta terça (13), o PSOL apresentou requerimento para que o governo Bolsonaro explique sua postura diante dos protestos em 2019 no Chile e o monitoramento da sociedade civil brasileira.
Uma reportagem do UOL havia revelado dias antes que o governo chileno entrou em contato com a inteligência brasileira para identificar a origem dos protestos de 2019 ocorridos em Santiago.
Oficiais chilenos solicitaram a ativação da estrutura militar brasileira para tentar identificar se organismos estrangeiros estariam incitando protestos. Essa postura é uma ampliação da política de interferência do governo brasileiro em instituições para interferir em investigações de aliados.
“É inaceitável, no Estado Democrático de Direito, a instrumentalização de órgãos para incentivar a perseguição e o monitoramento de movimentos sociais com o objetivo de atender aos interesses políticos do governo de plantão”, argumenta o partido no requerimento.
O pedido de informações foi encaminhado ao Itamaraty, ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional), ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Defesa, exigindo a abertura de arquivos sobre o tema.
Para ler o requerimento na íntegra, clique aqui.
Artigo publicado originalmente em: https://psol50.org.br/psol-exige-explicacoes-da-interferencia-do-governo-brasileiro-na-repressao-de-movimentos-sociais-no-chile/
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo