Pular para o conteúdo
Especiais

Datafolha confirma Boulos como principal candidato da esquerda na corrida para o 2º turno em São Paulo

Carol Burgos, da Redação

Pesquisa realizada pelo Datafolha, nos dias 5 e 6 de outubro e divulgada nesta quinta-feira (8), confirma Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, como a principal candidatura da esquerda na capital paulista nas eleições de 2020. Subiu de 9% para 12%, em relação ao último levantamento do Datafolha, divulgado em 24 de setembro. O bom posicionamento de Boulos, em especial em alguns segmentos, como entre os mais jovens, de 16 a 34 anos, também coloca o postulante do PSOL na disputa pelo segundo turno. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pela Folha de São Paulo, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos. Entre outras coisas, levantou as intenções de votos por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça/cor.

De acordo com os dados da pesquisa, Guilherme Boulos cresce e segue na terceira posição nas intenções gerais de votos para o primeiro turno das eleições municipais de São Paulo, o que já vinha se confirmando nas demais aferições. A novidade é o não crescimento da candidatura do PT com o início da corrida eleitoral, como esperado inicialmente pelo partido. Tatto sai de 2% para 1%, o que posiciona Boulos como o único candidato possível de desbancar o bolso-dória na cidade mais importante do país. Em quase todos os segmentos analisados pela pesquisa, o candidato fica atrás apenas de Bruno Covas (PSDB) e Celso Russomanno (Republicanos), ligados ao governador João Dória e ao presidente Jair Bolsonaro, respectivamente. Até entre os eleitores do PT, Boulos sai na frente do candidato petista e do PCdoB. O principal desafio segue sendo avançar sob os eleitores à esquerda e ter seu nome difundido no conjunto da população, em especial, na periferia, setor foco do seu programa de governo e onde a difusão do nome de Luiza Erundina, candidata a vice na chapa do PSOL, pode significar potencial de crescimento.

Boulos é único candidato da esquerda capaz de desbancar Covas e Russomanno

Com 12% nas intenções gerais de votos, Boulos continua se posicionando em terceiro lugar, atrás apenas de Bruno Covas e Celso Russomanno, com 21% e 27%, respectivamente. Atrás de Boulos, Márcio França (PSB) pontua com 8%, Arthur do Val – Mamãe Falei (Patriota), com 3%, seguidos por Andrea Matarazzo (PSD) e Levy Fidelix (PSTB), ambos com 2%. Já Antonio Carlos Silva (PCO), Jilmar Tatto (PT), Joice Hasselmann (PSL), Marina Helou (Rede), Filipe Sabará (Novo) e Vera Lúcia (PSTU), apresentam, cada um, 1% das intenções de votos. Nenhum, branco e nulo representam 12% e os que não sabem e não responderam totalizaram em 4%.

A mesma posição se repete em parte importante dos segmentos analisados separadamente na pesquisa. Entre homens e mulheres, separadamente, Guilherme também pontua em terceiro, com 12% em ambos. O mesmo acontece para as faixas etárias de 35 a 44 anos, entre os quais também apresenta 12% das intenções de votos e 45 a 59 anos, com 11%. Entre quem afirmou receber entre dois e cinco salários mínimos, Boulos também fica na terceira posição, com 15% das intenções de votos. De cinco a dez, passa para a segunda posição, com 19%, atrás apenas de Covas. Entre os com mais de dez, fica em primeiro, empatado com o candidato pessedebista, ambos com 25%.  No quesito ensino superior, Boulos passa para a primeira colocação, com 26%, deixando para trás Russonamanno, Covas, Félix e todos os demais. E um dos melhores posicionamentos do candidato está entre os mais jovens, de 16 a 34 anos.

Já entre eleitores de 60 anos ou mais, Boulos passa para a quarta posição, com 6%, ficando atrás de Marcio França, que pontua com 9%. No quesito escolaridade, Boulos também pontua em quarto nos quesitos ensino fundamental e médio, também atrás de Marcio França, com diferença de 5% no primeiro caso e de 2%, no segundo, pontos percentuais dentro da margem de erro. O que também ocorre entre os entrevistados que afirmaram receber até 2 salários mínimos. Boulos fica com 5%, enquanto Marcio França se posiciona com 8%. Em todos esses casos, Guilherme continua à frente de todos os demais candidatos da esquerda.

Boulos fica em primeiro na pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor afirma em quem vai votar, sem que todos os candidatos sejam listados anteriormente pelos entrevistadores, Guilherme Boulos cresce em relação à pesquisa anterior do Datafolha, onde estava com 5%, na segunda colocação, empatado com Russomanno. Agora, ele se posiciona em primeiro nas intenções de votos, empatado com Bruno Covas. Tanto Bruno, quanto Boulos cresceram em relação à pesquisa anterior, 2% e 5%, respectivamente. Com isso, somam, cada um, 10% das intenções de votos espontâneos e marcam a primeira colocação. Atrás deles vêm Russomanno, com 7%, França, com 3%, Arthur do Val, com 2%, seguidos de Levi Fidelix, Andrea Matarazzo e da afirmativa “candidato do PT”, todos com 1%. Os que afirmaram votar em outros foram 4%, enquanto quem disse que não vota, não vai votar e vai justificar somaram 1%. Branco, nulo e nenhum somaram 11% e os que afirmaram não saber em quem irão votar foram 49%, número menor do que o da pesquisa do dia 24, que tinha indicado 57%.

Entre os mais jovens, Boulos já estaria no segundo turno

Um dos elementos de destaque da pesquisa Datafolha é a possibilidade de mensurar o perfil dos eleitores por intenção de voto. E é na faixa etária mais jovem, de 16 a 34 anos, que o candidato do PSOL melhor se posiciona. Para esses eleitores, Boulos já estaria no segundo turno, junto com Celso Russomanno. O candidato pessedebista e atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas, seria desbancado.

Entre os eleitores de 16 a 24 anos, Russomanno teria 35%, enquanto Boulos passaria para 17% e Covas diminuiria seu percentual para 14%. Márcio França também cai em intenções de votos, em relação às intenções gerais e fica com 4%, mesma pontuação de Vera Lúcia, do PSTU, que também atinge 4% nessa faixa etária, a maior apresentada pela candidatura. Antes deles, aparece o youtuber e agora deputado Arthur do Val, com 10%, o que demonstra um bom posicionamento do candidato entre a juventude. Orlando Silva aparece com 2% e Tatto com 0%.

Já na faixa etária de 25 a 34 anos, Boulos passa para 19% das intenções de votos, enquanto Russomano apresenta 26% e Covas 16%. Márcio França vem bem atrás, com 9% e Arthur do Val com 3%. Tatto e Vera aparecem com 1% e Orlando Silva com 0%.

Da esquerda, Boulos tem mais votos entre eleitores do PT

Entre os eleitores que afirmaram serem simpatizantes do PT, Boulos também se posiciona à frente das demais candidaturas de esquerda. Desses, 17% afirmaram que votariam em Boulos, enquanto 7% votariam em Tatto, o candidato oficial do partido dos trabalhadores. Contraditoriamente, o mais bem posicionado desse grupo é Celso Russomanno, com 36%, o que indica uma contradição que deve ser trabalhada e revertida, no sentido de angariar a popularidade do setor identificado com o PT em votos reais para as candidaturas apresentadas pela esquerda em São Paulo.

Maior parte dos eleitores de São Paulo não votaria em candidato apoiado por Bolsonaro

Apesar da primeira posição de Celso Russomanno nas pesquisas, o apoio de Jair Bolsonaro à candidatura do republicano pode influenciar na dinâmica dos votos apresentados até esta quinta. De acordo com a nova pesquisa Datafolha, 63% dos eleitores afirmaram que não votariam em candidato apoiado por Jair Bolsonaro. A rejeição ao presidente da República é a maior entre os grandes apoiadores das campanhas até aqui. A rejeição a candidato apoiado por Doria, representado por Bruno Covas, somou 60%, enquanto a rejeição a Lula ficou em 54%. O ex-presidente é também quem pode melhor transpor votos, de acordo com os dados apresentados. Na questão “Levaria a escolher esse candidato com certeza”, Bolsonaro ficou com 16%, enquanto Dória com 11%, o menor índice e Lula com 21%, o maior. No critério “Talvez faça votar no candidato”, Bolsonaro somou 18%, Dória 25% e Lula 23%.