Pular para o conteúdo
MUNDO

O Chile chora: jovem de 16 anos é jogado no rio por policiais durante manifestação

Raul Devia Ilabaca, San Antonio (Chile)

Tradução: Ge Souza

O Chile chora ao ver como a instituição mais desprestigiada do país, os “Carabineiros do Chile”, durante uma manifestação na praça da Dignidade, em Santiago, foi cruel com os manifestantes. Um jovem de apenas 16 anos, que protestava junto com milhares de pessoas, contra o modelo neoliberal, contra a repressão, a militarização do Walmapu, e pelos presos políticos mapuches, como os 2.500 companheiros e companheiras da manifestação de 18 de outubro, que ainda se encontram presos pelo estado chileno, foi covardemente jogado no rio por um “paco” (carabineiro), que atacou os manifestantes na Ponte Pio Nono, ao norte da Praça da Dignidade, fato que foi gravado pela imprensa independente e correu o mundo.

A repressão deixou uma mulher sem visão, olfato e paladar (Fabiola Campillay); um jovem de 20 anos perdeu os olhos (Gustavo Gatica); centenas de pessoas tiveram seus olhos perfurados; um jovem mapuche foi assassinado em Walmapu (Kamilo Katrillanca). Os Carabineiros do Chile, seu Comando Geral e vários dos seus membros do alto escalão, nos últimos 10 anos, foram acusados de roubos milionários dos fundos institucionais, sendo que alguns deles se encontram em prisão preventiva. O governo de direita de Sebastián Piñera e seu Ministro do Interior, Víctor Pérez, avalizam e mantêm o atual Diretor Geral da Instituição, General Mario Rozas.

O jovem A.A, se encontra hospitalizado com lesões graves, mas está fora de perigo. Desde o dia de 2 de outubro, quando ocorreram os fatos, uma grande quantidade de manifestantes foram para a Ponte Pio Nono, de forma espontânea, e marcharam até a Clínica onde o jovem está hospitalizado. A pesar da atitude criminosa, as Forças Especiais dos Carabineiros do Chile, seguem reprimindo todos os manifestantes que protestem contra a Instituição, exigindo a renúncia de seu Diretor, o General Mario Rozas, do Ministro do Interior, Victor Pérez, e até terminarmos este artigo, soubemos que o “paco” (carabineiro), envolvido nesta tentativa de homicídio, foi preso pela Polícia de Investigações do Chile (PDI), por ordem do Gabinete da Procuradoria Centro-Norte, órgão estatal do Ministério Público, responsável por investigar os crimes no Chile.

É nosso dever convocar manifestações em todo o País, contra a repressão e pela destituição dos responsáveis por este ato criminoso, da corrupta Instituição dos Carabineiros do Chile, já que este tipo de atuação é comum e persistente. Na verdade é uma ideologia, que vem desde a ditadura. Todos os responsáveis por estes atos criminosos devem cair e esta Instituição deve desaparecer de nosso país. É preciso refundar o Chile e acabar com esta Instituição repressora e responsável pelos crimes mais atrozes, ocorridos desde o dia 18 de outubro até hoje.