Pular para o conteúdo
Especiais

Afronte com Renato Roseno prefeito de Fortaleza e Anna Karina vereadora

Afronte - Fortaleza (CE)

As eleições municipais de 2020 serão diferentes de todas as eleições das décadas anteriores. Na presidência do país está um neofascista cujo projeto é sufocar a democracia cada vez mais. A extrema direita bolsonarista é ciente de que precisa de milhares de vereadores e da máquina das prefeituras para fazer avançar o seu projeto golpista. Será necessário, portanto, aproveitarmos todo o período eleitoral para conversar com milhões de pessoas e explicar que os mais de 130 000 mortos da pandemia, o desemprego massivo, as queimadas no pantanal, a alta no preço dos alimentos e a miséria crescente não são uma fatalidade da natureza, uma obra do acaso, mas um desastre cujo responsável é Bolsonaro. Portanto, eleger milhares de prefeito/as e vereadora/es cujo principal compromisso seja o de atuar como ponto de apoio na luta contra o bolsonarismo será indispensável.

Hoje o PSOL é um dos partidos que mais tem se destacado na oposição ao governo e, em Fortaleza, tem fortes chances de voltar à câmara municipal tendo Anna Karina, uma professora da rede estadual de educação, militante socialista e feminista, eleita. Tendo recebido quase 317.000 votos para o senado em 2018, em uma campanha feminista e anticapitalista que ajudou a fortalecer milhares de mulheres, Karina obteve 102.000 votos só na capital. Seu nome personifica a luta feminista, a defesa da educação, o antifascismo e, portanto, reflete as principais lutas dos últimos anos como a luta das mulheres que, desde o movimento #EleNão, segue cumprido papel de destaque no repúdio ao governo, e a luta em defesa da educação que sacudiu o país em 2019.

O quadro de sub-representação de mulheres e educadores na câmara coloca como ainda mais necessária a eleição de Anna Karina. Dos 43 vereadores de Fortaleza eleitos em 2016, apenas 6 são mulheres, mas 5 dessas 6 vereadoras são de partidos de direita ou de legendas de aluguel. Dessas 43 cadeiras, apenas 2 são professores e nenhuma é professora. Esse quadro pode piorar, se o condomínio eleitoral liderado pelo fascistóide capitão Wagner conseguir eleger agentes das polícias locais.

Já Renato Roseno se destaca pela sua trajetória ímpar na assembleia legislativa. Seu dois mandatos têm estado inteiramente à serviço de inúmeras lutas sociais, o que possibilitou conquistamos algumas medidas, como a proibição da pulverização de agrotóxicos na agricultura cearense e a proibição de homenagens à figuras violadoras dos direitos humanos. A expressiva votação, de mais de 74 mil votos em quase todos os 185 municípios do Ceará, que o reelegeu deputado estadual não foi, portanto, por acaso. Sua campanha para prefeito está entre as únicas que têm propostas para a questão ambiental e o combate ao racismo, bem como é a que mais tem propostas na área da educação. Sua luta em defesa dos direitos humanos, contra o encarceramento e pela desmilitarização o credencia para ser o próximo prefeito Fortaleza.

Portanto, dialogar com milhares de fortalezenses em torno das ideias feministas e anticapitalistas e colocar Anna Karina na câmara e Renato prefeito da 5° maior cidade do país será um imenso desafio que nós do Afronte nos dispomos a ajudar a enfrentar. Convidamos você que se identifica com as ideias do nosso manifesto a se somar conosco na campanha Renato Roseno 50 prefeito e Anna Karina 50505 vereadora.